Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Padre João Coelho Cabanita, Loulé

Exposição de motivos

A Escola participou pela primeira vez nesta iniciativa. Toda a comunidade escolar foi envolvida e sensibilizada para a importância do contributo de todos. Seno a primeira vez, inicialmente houve os devidos entraves e ausência de conhecimento por parte dos alunos, suprida pela organização e respectiva direcção escolar, sensibilizando, apelando, propondo discussões mesmo entre a comunidade docente. Assim, elaboraram-se propostas pelas turmas, que após alguns esclarecimentos de imediato aderiram, começaram a discutir a temática entre eles. Alguns docentes prestaram esclarecimentos e direccionaram aulas para debates, elaboração de propostas bem como explicação de regras. Foi extremamente positivo. acabando não só por se envolver a organização e as listas a concurso mas toda a comunidade escolar, num protejo único, num caminho único que pretende representar a nossa escola. Em cada debate houve uma média de 30 participantes. Houve dinamismo e criatividade, momentos de discussão e fóruns de ideias que em muito enriqueceram a cultura e a preocupação ambiental, tendo em conta tema, bem como a cultura política. No próximo ano sugerimos com tema: inclusão social: uma escola acolhedora.

Medida proposta 1.:

Implementação de ações escolares de sensibilização e promoção, em associação com a polícia marítima, capitania e escolas, no âmbito da eliminação e/ou redução de resíduos tóxicos e orgânicos para os oceanos concretizáveis em ações diretas, de intervenção e limpeza unindo alunos, pais e organismos de poder local.

Medida proposta 2.:

Colocação de redes e filtros como forma de desintoxicar e purificar as águas impedindo a contaminação aquando do contacto de tubos de saneamento com qualquer fonte de água.

Medida proposta 3.:

Atribuir, permitir incentivos fiscais às empresas que imponham nas suas unidades a substituição de plásticos por materiais recicláveis ou bio degradáveis.