Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Profissional de Aveiro

Exposição de motivos

1. Colocação de imagens chocantes, em espaços públicos, que mostrem o quão ferimos o meio ambiente diariamente com pequenos gestos. Ao colocarmos imagens chocantes e expressivas em espaços públicos relativamente às consequências dos nossos atos sobre o meio ambiente, sensibilizaremos a sociedade para pontos que lhes são indiferentes, mas que poderão suscitar uma reflexão imediata e uma mudança comportamental; 2. Propor o aumento de impostos sobre empresas que produzam bens cujas matérias-primas não sejam “amigas do ambiente”, nomeadamente por não incluírem materiais reciclados ou recicláveis nas embalagens, por exemplo. As empresas, para poderem maximizar o seu lucro, terão sempre que minimizar os custos. Assim, a criação de um imposto sobre os produtos cuja natureza ofereça ameaça ao meio ambiente fará com que alterem as matérias-primas e optem por produtos “verdes”; 3. Promover a recolha de embalagens de plástico em supermercados, escolas públicas e demais instituições públicas com vista à redução de resíduos. O facto de envolvermos empresas e instituições públicas na recolha de plásticos permitirá que a reciclagem seja mais intensificada. Ao serem emitidos cupões de descontos em compras, por exemplo, fará com que os consumidores/poluidores se sintam mais responsabilizados.

Medida proposta 1.:

Colocação de imagens chocantes, em espaços públicos, que mostrem o quão ferimos o meio ambiente diariamente com pequenos gestos.

Medida proposta 2.:

Propor o aumento de impostos sobre empresas que produzam bens cujas matérias-primas não sejam “amigas do ambiente”, nomeadamente por não incluírem materiais reciclados ou recicláveis nas embalagens, por exemplo.

Medida proposta 3.:

Promover a recolha de embalagens de plástico em supermercados, escolas públicas e demais instituições públicas com vista à redução de resíduos.