Parlamento dos Jovens - Básico


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Agrupamento de Escolas de Aljustrel

Exposição de motivos

Aproximadamente 71%,os oceanos representam uma parte fundamental na existência do nosso planeta. Não só pelo equilíbrio da vida mas também pela sua riqueza, principalmente pela riqueza de espécies que se encontram na água que os constituem. Não será certamente sem fundo, que o planeta terra é alcunhado de Planeta Azul. Os oceanos, tão diversos entre si, moldam o ambiente. As correntes influenciam o clima, por isso em Nova Iorque neva e em Lisboa não. Porém, os oceanos, pela poluição que lhe causamos, consequência das nossas ações irrefletidas, estão a alterar-se e colocam o futuro de todos os seres vivos em risco. A Organização das Nações Unidas tem trabalhado para que a mudança de atitude e a recuperação dos oceanos aconteça, antes que seja tarde demais. Salienta-se o empenho do Secretario Geral que promove e promoverá iniciativas cruciais para a solução deste problema……mas talvez essa mesma solução esteja nas mãos de cada um de nós. Assim as nossas medidas são:

Medida proposta 1.:

Reforço nos acordos de cooperação entre os diferentes estados, no sentido de aumentar a vigilâncias dos oceanos e acentuar as coimas, a todos que efetuem qualquer ato de destruição nos oceanos.

Medida proposta 2.:

Promover incentivos fiscais a grupos /empresas que apresentem formas inovadoras e sustentáveis em termos ambientais, na apresentação dos seus produtos e transporte dos mesmos, ao longo da cadeia de comercialização.

Medida proposta 3.:

Apoiar novas praticas, que associem inovação tecnológica a baixo custo, de forma a podermos limpar o lixo já existente nos oceanos e /ou o que possa vir a aparecer, transformando-o imediatamente, para que este seja reutilizado na produção de novos produtos, destinados ao consumidor final.