VISITA VIRTUAL AO PALÁCIO DE SÃO BENTO | APRESENTAÇÃO PÚBLICA


17 de julho | 12h00 | Centro de Acolhimento ao Cidadão do Palácio de São Bento

Estátua Eloquência

A nova visita virtual à Assembleia da República é lançada no próximo dia 17 de julho às 12h00, ficando, a partir dessa altura, disponível a todos os cidadãos no portal parlamento.pt.

Esta aplicação oferece aos visitantes a possibilidade de percorrer praticamente todos os espaços interiores e envolventes do Palácio de São Bento. Além dos espaços mais emblemáticos do Parlamento, como a Sala das Sessões ou os Passos Perdidos, é também possível visitar virtualmente espaços de trabalho habitualmente vedados ao público como o Gabinete do Presidente da Assembleia da República, a Sala de Visitas da Presidência, as Salas Lisboa e Acácio Lino, bem como as claraboias do Hemiciclo e do Senado e a cobertura da Escadaria Nobre.

Mas este projeto é mais do que uma visita ao Palácio ou uma apresentação da história do Parlamento e do seu património. Permite que os cidadãos conheçam, de uma forma apelativa, o funcionamento e as competências da Assembleia da República, mostrando, por exemplo, como são definidos os agendamentos do Plenário ou as formas de participação dos cidadãos junto da Assembleia, através de petições e outros instrumentos.

Esse funcionamento é explicado através de textos, vídeos 360º ou infografias. À medida que os vídeos são lançados nas redes sociais e no portal da Internet do Parlamento, são de imediato incorporados na visita virtual que está, desta forma, em constante desenvolvimento e atualização.

A visita virtual, que pretende ser uma experiência imersiva, constitui uma forma de aproximação aos cidadãos, permitindo o acesso, a partir de qualquer lugar, ao Parlamento.

A primeira visita virtual ao Palácio de São Bento foi criada em 2002, há 17 anos, apenas com o objetivo de mostrar aspetos históricos e patrimoniais do edifício.



Partilhar
Tweetar


< Voltar