PLACA LUÍS DE CAMÕES


Placas


Esta placa de metal e vidro, relevada, quadrangular e de pequenas dimensões, da autoria de António Antunes, foi concebida em exclusivo para a Caixa Seguros. António lê o poeta de "Os Lusíadas" num jogo de contrastes entre materiais, o vidro e o metal, mas também entre o rosto que se identifica (na face) e o mundo que se expande (no verso)."

A peça apresenta, num dos lados, a face estilizada de Luís de Camões, em que um dos olhos é representado por um berlinde policromado.

No lado oposto da placa, visualiza-se uma espiral simbolizando o mundo em expansão, e cujo ponto de partida é o referido olho do poeta.

No rebordo, lê-se a legenda "O MUNDO É COMPOSTO DE MUDANÇA / ANTÓNIO " e, no verso, "CAIXA SEGUROS".

Oferecida ao Presidente da Assembleia da República por um representante do Grupo Caixa Geral de Depósitos, em 18 de dezembro de 2006, esta peça está acondicionada em estojo com legenda identificativa "CAIXA SEGUROS / Fidelidade Mundial / Império Bonança / exemplar n.º 94 de uma emissão total de 600”.

O interior do tampo do estojo contém texto transversal acerca de Camões, das empresas da CGD, do autor - António - e da própria peça, que se transcreve:

"Pouco se sabe da vida de Luís Vaz de Camões (Lisboa?, 1524 - 1580). Estudou com afinco, serviu a comunidade em duras condições, atravessou continentes até ao outro lado do desconhecido, enfrentou os mais diversos obstáculos. E arriscou escrever o poema que nos define como o povo que soube dar novos mundos ao Mundo, que reduziu o globo à dimensão de um mapa. Camões venceu o tempo por ter contado a nossa História como um universo de possibilidades onde a vontade individual e o desígnio coletivo tudo vencem, do pessimismo do velho do Restelo às adversidades do Adamastor.

São assim, também, de certa forma, as organizações que resistem ao tempo. As empresas que integram a Caixa Seguros, prosseguindo uma vivência secular, trabalham há muito para proteger quem faz da sua vida uma viagem. Somando à experiência de longos anos os mais recentes avanços tecnológicos, a Caixa Seguros permite à comunidade avançar na mais absoluta segurança através de um presente em constante mutação. Em direção ao futuro.”

António Antunes (Vila Franca de Xira, 1953) ganhou os principais prémios mundiais dedicados à caricatura, tendo exposto em vários países, de Macau a Paris, do Rio de Janeiro a Bona.

Placa Luís de Camões, de António, 9x9 cm, n.º inv. MAR 3628.

Placa Luís de Camões, de António,
9x9 cm, n.º inv. MAR 3628.

Placa 2
Placa 3


Partilhar
Tweetar


< Voltar