" />

ESCAPARATE


PÁGINAS TEMÁTICAS
Capa

Além de divulgar o programa das comemorações do aniversário do 25 de Abril, esta página reuniu textos, imagens e vídeos sobre a Revolução de 1974 e o processo de construção da democracia.





EDIÇÕES

A Assembleia da República lançou um jogo de tabuleiro, que pretende dar a conhecer, através de 416 desafios – um quiz, mímicas, “palavras proibidas” e “batalhas de palavras”, o funcionamento do Parlamento, a estrutura do sistema político português e factos e protagonistas da história contemporânea.

O tabuleiro do jogo tem a forma de hemiciclo e o objetivo das equipas (entre duas e seis) é chegar a Presidente da Assembleia da República.

O jogo está à venda na Livraria Parlamentar.





AQUISIÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

A Biblioteca Passos Manuel destaca as seguintes obras, disponíveis para consulta na Biblioteca e/ou para empréstimo domiciliário։

COMO PERDER UMA ELEIÇÃO: MANUAL DE COMUNICAÇÃO ELEITORAL DO CONSULTOR DAS MAIORIAS ABSOLUTAS / LUÍS PAIXÃO MARTINS
Cota: 128/2023

Sinopse։ O que há de comum entre Costa, Cavaco e Sócrates? Ganharam eleições (chegando à maioria absoluta) com Luís Paixão Martins ao lado. Ele sabe como se ganham eleições. Esteve com José Sócrates, Aníbal Cavaco Silva e António Costa quando estes três protagonistas políticos alcançaram vitórias eleitorais históricas. A experiência fê-lo perceber que para ganhar eleições é preciso começar por identificar como não as perder. Numa viagem inédita aos bastidores da política portuguesa, "Como Perder Uma Eleição" aponta oito receitas para o desastre. Uma lição de comunicação eleitoral a que não faltam ironia, más práticas e boas histórias.




DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES / ORG. MARGARIDA MEDINA MARTINS e outros
Cota: 83/2023

Sinopse։ É de lamentar que, em pleno século XXI, a discriminação da mulher na sociedade continue a ser uma realidade tanto nos países mais desenvolvidos como nos menos desenvolvidos. Daí que a frase de Hillary Clinton, proferida em 1995 na IV Conferência das Nações Unidas sobre as Mulheres - "Women’s rights are human rights", continue a fazer todo o sentido e a ser considerada uma das frases mais emblemáticas do feminismo moderno e uma das âncoras do desenvolvimento do direito interno e internacional no âmbito da igualdade de género [...]




REVOLUÇÃO, MEU AMOR : MAIO 68, UM ANO DEPOIS / MARIA ANTÓNIO PALLA
Cota: 98/2023

Sinopse։ Um documento histórico apreendido pela Pide em 1969. À procura de respostas, um ano depois do Maio de 1968, Maria Antónia Palla voltou ao palco dessa revolução desencadeada por estudantes e trabalhadores que ditou uma extraordinária mudança de comportamentos no Ocidente. Conheça os depoimentos e as reflexões de personalidades das artes, ciências, jornalismo e da cultura que presenciaram os acontecimentos. Entrevistas com Jean Luc Godard, Jacques Brel, Siné, Françoise Giroud, Sauvageot, António José Saraiva e Alain Touraine.

Consulte as novidades de publicações periódicas em periódicos correntes.