Comunicar | out 2015
outubro_15
CERIMÓNIA DE BOAS-VINDAS AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO SENEGAL
8 setembro | 15h00

A Presidente da Assembleia da República, Maria Assunção Esteves, recebeu, em Cerimónia de Boas-Vindas, o Presidente da República do Senegal, Macky Sall. 
COLÓQUIOS E CONFERÊNCIAS
Debate "A Ciência e a Política Regional"
28 agosto | Sala do Senado
 
No âmbito do 55.º Congresso Europeu de Ciência Regional, realizou-se um debate sobre a relação entre a ciência e as políticas adotadas, designadamente as de coesão territorial europeias orientadas para os países e regiões com problemas graves de finanças públicas.

Esta sessão foi coordenada pelo Vice-Presidente da Assembleia da República, Júlio Miranda Calha, e contou, entre outros, com as participações de Miguel Poiares Maduro, Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, de Corina Cretu, Comissária Europeia para a Política Regional, e dos Deputados Pedro Saraiva e Vieira da Silva.

Aceda ao vídeo da sessão.

O Congresso realizou-se em Lisboa, de 25 a 28 de agosto, com a participação de 900 cientistas das principais universidades e institutos de investigação da Europa, Ásia, América do Norte e do Sul e África.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Sede das Nações Unidas em Nova Iorque.
4.ª Conferência Mundial de Presidentes de Parlamentos
31 agosto a 2 setembro | Nova Iorque

A 4.ª Conferência Mundial de Presidentes de Parlamentos decorreu em Nova Iorque, na sede das Nações Unidas, de 31 de agosto a 2 de setembro.

A Conferência foi organizada pela União Interparlamentar, em colaboração com as Nações Unidas.

Os principais temas em debate foram o crescente envolvimento dos Parlamentos na cooperação internacional, os Parlamentos e os objetivos de desenvolvimento sustentável, os desafios enfrentados pelos Parlamentos e a igualdade entre géneros.

Aceda à Declaração Final da Conferência.
Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa | Reuniões de Outono
15 a 18 setembro | Ulan Bator, Mongólia

Uma delegação da Assembleia da República participou nas Reuniões de Outono (Sessão Plenária) da Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (AP OSCE).

Reuniram a Comissão Permanente, as Comissões Ad Hoc, os Grupos de Trabalho e os Grupos Políticos. O principal tema em debate foi “Os desafios de segurança para a região: o papel dos parlamentares na promoção da cooperação”. Teve ainda lugar um debate especial sobre a crise dos refugiados na Europa.
COOPERAÇÃO
Assembleia da República de Moçambique
9 setembro

A Comissão de Ética Parlamentar da Assembleia da República de Moçambique reuniu com a Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação do Parlamento português, no dia 9 de setembro, na Assembleia da República.
ATIVIDADE CULTURAL
Ópera no Parlamento | Concerto de Encerramento da XII Legislatura
22 julho

Para assinalar o encerramento da XII Legislatura, realizou-se um concerto pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos, pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e por solistas, na Escadaria Principal do Palácio de São Bento, a que assistiram cerca de 12 mil espetadores.

O programa incluiu grandes coros e aberturas de ópera de Verdi, Bizet, Wagner, Borodine e Alfredo Keil.

Veja a reportagem fotográfica.
Mais informações em: www.parlamento.pt                                                                 ISSN 2183-5349                                  Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.