Comunicar | abr 2019
abr_19
AS PRIMEIRAS ELEIÇÕES PARA A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA (1976)

A 25 de abril de 1976, os portugueses votaram para eleger, pela primeira vez, os seus representantes na Assembleia da República, o novo órgão legislativo do regime democrático que então nascia. Depois das eleições disputadas, um ano antes, para a Assembleia Constituinte, estas foram as segundas na história portuguesa a reunir um contexto de liberdade, um direito de voto verdadeiramente universal, condições de igualdade de circunstâncias para todos os partidos participantes e integridade e transparência nos vários aspetos do processo eleitoral. 
PEÇA DO MÊS | "25 DE ABRIL SEMPRE"

Digigrafia de André Carrilho, impressão em papel fine art de 210 gramas com tintas de pigmento de carbono resistentes aos raios UV, assinada e autenticada pelo autor. Reproduz um poster e capa do jornal originalmente publicado no Diário de Notícias de 25 de abril de 2018.

Desenho de um cravo cujas pétalas frondosas são uma mão fechada de cor vermelha em sinal de luta pela liberdade. Em baixo, de um lado do caule verde, o número 25 a preto e, do outro lado do caule, a palavras Abril a preto e a palavra Sempre a vermelho.

Os cravos, de origem asiática do Extremo Oriente, são das flores mais conhecidas pelo seu perfume intenso. Na mitologia grega era uma flor comparada a Zeus, por causa da sua beleza, na mitologia romana era chamada a flor de Júpiter. Os cravos também significam boa sorte e em vários países europeus são usados como símbolos em bandeiras. 
FLASH | PARLAMENTO DE PORTA ABERTA (2009)

No dia 25 de abril de 2009, pela primeira vez no Dia da Liberdade, a Assembleia da República abriu as suas portas para visitas livres e guiadas ao Palácio de São Bento.

Durante a tarde, das 14h30 às 20h00, mais de 2100 pessoas participaram na iniciativa Parlamento de Porta Aberta.

Ver imagens
DITOS PARLAMENTARES

"O 25 de Abril é de todos os portugueses, é um património coletivo, já histórico, que nada e ninguém pode destruir. Entre ventos e marés, entre ousadias e acertos ou erros e desvios, evitáveis ou inevitáveis, mas sempre, no fundamental, de uma forma que fez da revolução dos cravos a menos violenta e a mais generosa das revoluções em todo o mundo, abrindo aliás o caminho e servindo de exemplo para outros processos de transição democrática."

Marques Júnior, Sessão Solene Comemorativa do 35.º Aniversário do 25 de Abril (2009).
NOVOS VÍDEOS
Estátua "A Prudência"

O vídeo "Estátua «A Prudência»", inserido na rubrica Há Peças do Palácio, dá a conhecer a estátua de uma mulher, a Prudência, que apresenta duas faces, simbolizando a necessidade de prestar atenção ao que se passa em todas as direções, prevenindo, assim, a surpresa ou a traição.
Reabertura da Sala das Sessões (2009)

O vídeo "Reabertura da Sala das Sessões (2009)" assinala o 10.º aniversário da inauguração do Hemiciclo, após cerca de oito meses de obras de renovação.

O filme está inserido na rubrica "Cápsula do Tempo".
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.