Comunicar | mar 2019
mar_19
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março

A Assembleia da República assinala o Dia Internacional da Mulher através de um debate de atualidade em Plenário sobre a matéria, da realização de um Café da Igualdade, subordinado ao tema "Mulheres, Igualdades e a Europa", e da atuação do Coro Sinfónico Inês de Castro. 
Estátua da República, da autoria de Anjos Teixeira, 1916. Sala das Sessões da Assembleia da República.
EDITORIAL

O ComunicAR de março destaca as iniciativas que têm lugar no Dia Internacional da Mulher: debate de atualidade, Café da Igualdade intitulado "Mulheres, Igualdades e a Europa" e atuação do Coro Sinfónico Inês de Castro. Também neste âmbito, apresenta-se um artigo sobre a revisão do Código Civil de 1977, que introduziu alterações profundas no regime jurídico que regulava o direito privado português, sobretudo no domínio específico da família, com os direitos das mulheres a conhecerem grandes progressos. Os Ditos Parlamentares recordam ainda o discurso de Natália Correia no Dia Internacional da Mulher em 1989.

Na secção "Aconteceu", destaque para as quatro audições públicas promovidas pelas comissões parlamentares: às comunidades afrodescendentes e brasileira, sobre alterações legislativas na área do Desporto, sobre o regime jurídico da educação inclusiva e sobre o "Brexit". Referência também para a posse da II Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco e para os colóquios e conferências realizados no mês de fevereiro.

As “Informações” apresentam a síntese da atividade legislativa e de fiscalização política de fevereiro, o relatório final da Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de Definição da "Estratégia Portugal 2030" e três relatórios de fiscalização da atividade do Governo.

Finalmente, na rubrica Flash, recorda-se a exposição sobre Ventura Terra, organizada por ocasião da reabertura da Sala das Sessões, a 25 de março de 2009, após obras de renovação.

6 de março 2019

Os trabalhos parlamentares podem alterar a programação dos eventos anunciados.

Mais informação em:
Portal da Assembleia da República
ARTV - Canal Parlamento
Parlamento Cultural
Números anteriores do ComunicAR
Contacto | ComunicAR@ar.parlamento.pt
ESCAPARATE
Aquisições bibliográficas

A Biblioteca Passos Manuel destaca as seguintes obras adquiridas no último mês:

Maus-tratos a pessoas idosas / coord. Mauro Paulino, Dália Costa
Cota 28.36 - 34/2019

Revolução digital: quando quase tudo é possível / Rogério Carapuça
Cota 32.36 - 33/2019

Dicionário dos Antis: a cultura portuguesa em negativo / dir. José Eduardo Franco ; Adelino Cardoso [et al.]
Cota 28.31 - 17/2019

Consulte as restantes novidades relativas às publicações periódicas no Boletim de Sumários.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.