Comunicar | mar 2019
mar_19
A REVISÃO DO CÓDIGO CIVIL E OS DIREITOS DAS MULHERES (1977)

No dia 1 de abril de 1978 entrava em vigor o diploma que procedeu à revisão do Código Civil. Esta revisão veio introduzir amplas e profundas alterações no regime jurídico que regulava o direito privado português, sobretudo no domínio específico da família, com os direitos das mulheres a conhecerem grandes progressos, marcados pelo princípio fundamental da igualdade de género. 
PEÇA DO MÊS | MESA DE CENTRO

Mesa de formato retangular inteiramente revestida por mogno folheado, aro alto em curva e contracurva, com quatro pernas idênticas e simétricas em voluta prolongada que termina, exteriormente, em forma de cabeça de cisne, com entalhamento a imitar as penas, olhos e bicos dourados. As pernas assentam em traves laterais, retangulares e paralelas, unidas por largo travejamento central, aligeirado por acentuada curva ao meio. 
VÍDEO "DE MOSTEIRO A PARLAMENTO"

O vídeo "De Mosteiro a Parlamento" mostra como no Palácio de S. Bento cabem quatro séculos de transformações, mas também como a história do Parlamento condicionou a evolução arquitetónica do edifício.

Este filme está inserido na rubrica "Espaços com História".
VÍDEO "MONARQUIA DO NORTE"

Há 100 anos, no Porto, revoltosos monárquicos proclamavam a restauração da Monarquia, dando início a uma guerra civil que duraria apenas três semanas.

Neste vídeo, inserido na rubrica "Cápsula do Tempo", relembramos o movimento que ficou conhecido como Monarquia do Norte ou Reino da Traulitânia, numa referência à violência infligida pelos "trauliteiros" monárquicos.
FLASH | EXPOSIÇÃO "ARQUITETO MIGUEL VENTURA TERRA" (2009)

No dia 25 de março de 2009, por ocasião da reabertura da Sala das Sessões, após obras de remodelação, inaugurou no Palácio de São Bento a exposição “Arquiteto Miguel Ventura Terra (1866-1919)”, em homenagem ao autor do projeto original do Hemiciclo concluído em 1903.

Tendo como ponto de partida a investigação realizada para a exposição “Miguel Ventura Terra: a arquitetura enquanto projeto de vida”, organizada pela Câmara Municipal de Esposende em 2006, a Assembleia da República, aprofundando a anterior iniciativa, veio dar enfoque detalhado à intervenção arquitetónica que teve lugar no Palácio das Cortes após o incêndio ocorrido na primeira Sala das Sessões em 1895.

Ver imagens
DITOS PARLAMENTARES

"Mas nisto de mulheres o peso de herança falocrática é tão forte que mesmo na esquerda os clarins mais altissonantes das liberdades se engasgam quando soa a voz das mulheres."

Natália Correia, 8 de março de 1989.

Diário da Assembleia da República, 9 de março de 1989, p. 1758.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.