Comunicar | fev 2019
fev_19
“INDOMADA E INDOMÁVEL”
A CANDIDATURA DE NORTON DE MATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
(1948-1949)


Portugal não participou na Segunda Guerra Mundial, mas os efeitos do maior conflito bélico de sempre não se deixaram de fazer sentir no país, levando o Estado Novo à primeira grande crise política da sua história. A partir de 1943, a provável vitória dos Aliados gerou grandes expectativas entre as forças oposicionistas. Pensava-se que a ditadura salazarista não poderia resistir à onda democratizante que se expandiria pela Europa após a queda dos fascismos. É neste contexto que, em finais de 1943, surge o Movimento de Unidade Nacional Antifascista (MUNAF), uma organização clandestina - promovida por um Partido Comunista Português (PCP) reorganizado e renovado - e que tinha como objetivo a coordenação das várias forças políticas de oposição ao Estado Novo. 
Porcelana e esmaltes polícromos, pint. de Ângelo Chuva (?), Fábrica da Vista Alegre, século XX (1.º quartel), alt. 46 cm, diâm. base 26 cm, MAR 2002.
PEÇA DO MÊS | TALHA COM TAMPA

Talha bojuda, com tampa, em porcelana branca moldada em forma de balaústre. Decoração pintada à mão em esmaltes policromos sobre o vidrado, sem sombreados e sem cambiantes cromáticos. Os motivos são pintados em cores lisas e delineados por traço em cor contrastante.

O corpo da peça é revestido por grandes flores de pétalas amarelas delineadas a castanho, o centro a negro, dispersas por toda a superfície e que se destacam do fundo branco, flores interligadas por caules a negro. No bojo, sobre as flores, de um lado três pássaros estilizados pintados a negro e verde com traço castanho e apontamentos a verde que marcam as penas das caudas, no lado oposto apenas um pássaro com idêntica figuração. Os motivos vegetalistas repetem-se na tampa, de encaixe, em forma de cúpula e com pega em forma de flor.

A decoração destaca-se pela leveza e elegância do desenho dos poucos motivos usados pelo pintor, mas que se articulam harmoniosamente numa repetição contida e valorizando o branco da pasta da porcelana. Marca, assim, já a transição para o estilo Art-deco, ainda que revele proximidade ao estilo Arte Nova nas suas formas onduladas e assimétricas. Tal como outras peças produzidas na mesma época e integradas nos estilos internacionais contemporâneos, provavelmente terá sido influenciada por alguma peça produzida no estrangeiro, numa das grandes manufaturas europeias que então recorriam à colaboração de artistas para a criação das suas peças. 
FLASH | SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DOS 200 ANOS DO NASCIMENTO DE ALMEIDA GARRETT

No dia 4 de fevereiro de 1999, assinalaram-se 200 anos do nascimento do escritor e antigo Deputado Almeida Garrett, através da realização de uma sessão solene na Assembleia da República. Usaram da palavra os Deputados Carmem Francisco (Os Verdes), Luisa Mesquita (PCP), Francisco Peixoto (CDS-PP), Reis Leite (PSD) e Manuel Alegre (PS) e o Presidente da Assembleia da República, António de Almeida Santos.

Ata da sessão | Imagens
DITOS PARLAMENTARES

“Pois o mesmo fazemos, o mesmo faremos sempre: a coerência política é de princípios não de pessoas.”

Almeida Garrett, 8 de fevereiro de 1840.
Discursos Parlamentares, Lisboa, Publicações Europa-América, Coleção Saber, [196-], p. 82.

Imagem: Almeida Garrett, pormenor de pintura de Columbano Bordalo Pinheiro.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.