Comunicar | nov 2018
nov_18
CENSURA LITERÁRIA NO ESTADO NOVO

A censura no anterior regime colocou-se fundamentalmente em relação à imprensa que, desde o golpe militar de 1926, foi alvo de condicionamentos, nomeadamente através da instituição da censura prévia como instrumento de controlo da opinião pública e de defesa dos valores políticos, sociais e morais do poder. 
PEÇA DO MÊS | MEDALHA COMEMORATIVA DOS HOSPITAIS CIVIS DE LISBOA

Esta medalha, de maio de 1962, foi encomendada pela Assembleia Nacional a João da Silva, por ocasião do 450.º aniversário da colocação da primeira pedra na construção do Hospital Real de Todos os Santos e instauração dos ideais de socorro aos carenciados, de caridade e de solidariedade, aliás salientes na inscrição da face Salus Atque Caritas.

Na medalha circular em bronze (liga de cobre, estanho e zinco), visualiza-se no anverso o seguinte:

Ao centro, a evocação do Hospital Real de Todos os Santos com uma imagem de um trecho do que terá sido a sua fachada e realce, ao meio, à entrada no mesmo pela igreja. Adjacente à porta de entrada do que foi a igreja, temos o ladeamento de duas colunas e as respetivas estátuas dos Apóstolos S. Lucas e S. João Evangelista, donde transparece a evocação da união e prece (as colunas dirigem-se para cima na vertical) como era tradição na fachada principal de hospitais e igrejas desde a Antiguidade até meados do século XX. Sobre a dita porta de entrada, encontra-se um escudo coroado em pedra. 
FLASH | DIAS DA MEMÓRIA (2014)

No âmbito do centenário da Grande Guerra, a Assembleia da República acolheu a iniciativa Dias da Memória, nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2014, com o objetivo de incentivar a participação dos cidadãos no estudo e na divulgação da presença portuguesa na I Guerra Mundial (1914-1918).

Nesses dias, o Parlamento esteve aberto para o registo de documentos, objetos e testemunhos relativos à participação de Portugal no conflito.

O programa incluiu ainda visitas guiadas à exposição "Portugal e Grande Guerra" e atuações musicais.

Ver imagens.
Passos Manuel, pormenor de painel de Columbano Bordalo Pinheiro nos Passos Perdidos.
DITOS PARLAMENTARES

"Como Deputado da nação tenho tido a infelicidade de emitir opiniões as mais impopulares. Sei que não tenho muitas vezes exprimido a vontade da nação, mas eu entendo que a nação não me elegeu para dizer o que ela pensa, senão o que é mais conforme com a sua honra e mais próprio para fazer a sua felicidade."

Manuel da Silva Passos (Passos Manuel)

Diário da Câmara dos Deputados, 27 de fevereiro de 1835, p. 439.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.