Comunicar | jun 2018
jun_18
EDUCAÇÃO DA JUVENTUDE (1967)

Na sessão de 16 de dezembro de 1966 da Assembleia Nacional, o Deputado Manuel Braamcamp Sobral apresenta um aviso prévio sobre educação da juventude. O debate tem lugar no mês seguinte, dando origem à aprovação, no dia 25 de janeiro de 1967, de uma moção que exprime a necessidade urgente de definir uma política de juventude que permita valorizar as novas gerações na "conjuntura internacional" e na "situação política, económica, social e espiritual das várias parcelas que integram o espaço português". 
PEÇA DO MÊS | MOBILIÁRIO DO SALÃO NOBRE

As peças de seguida descritas integram um conjunto de mobiliário composto por três credências, dois canapés e doze cadeiras de braços, encomendados especificamente para a decoração do Salão Nobre do Palácio da Assembleia Nacional em 1949 e tomada de posse do Marechal Óscar Carmona, desenhados pelo arquiteto Luís Benavente (1902-1993), responsável por esse trabalho, como se atesta por ofício enviado pelo Secretário da Assembleia Nacional, Costa Brochado, ao Ministro das Obras Públicas em 20 de abril desse ano.

As credências apresentam uma forma retangular, com caixa em madeira pintada de castanho, tampo de pedra de tonalidade ocre rosada, base também retangular em madeira de tonalidade castanha igualmente escura, e duas pernas laterais de metal amarelo em forma de ‘S’ e terminação em voluta. Na parte posterior, visualizam-se duas peças de sustentação e de secção retangular. 
FLASH | EXPOSIÇÃO "JOSÉ RELVAS, O CONSPIRADOR CONTEMPLATIVO" (2008)

Em junho de 2008, é inaugurada a exposição "José Relvas, o conspirador contemplativo".

Comissariada pelo historiador João Serra, a mostra apresenta as diferentes facetas do antigo político e parlamentar, através de pinturas, esculturas, tapeçarias, porcelanas, mobiliário, objetos pessoais, livros, documentos e fotografias do espólio da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça.

Imagens
DITOS PARLAMENTARES

"A política é feita, como todos nós sabemos, de altos e baixos, de contradições, de positivos e negativos. A política passa, os políticos passam, a Nação fica."

António Arnaut

Diário da Assembleia da República, 9 de dezembro de 1977, p. 653.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.