Comunicar | jun 2018
jun_18
AUDIÇÃO PÚBLICA "POLÍTICA DE COESÃO ECONÓMICA, TERRITORIAL E SOCIAL"
26 de junho | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real

A Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de Definição "Estratégia Portugal 2030" organiza, em Vila Real, uma audição pública sobre política de coesão, económica, territorial e social.

Mais informações a disponibilizar na página da Comissão e em www.parlamento.pt.
Pormenor do teto do Salão Nobre do Palácio de São Bento.
EDITORIAL

O ComunicAR de junho destaca a audição pública sobre política de coesão, económica, territorial e social, a ter lugar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.

A atividade cultural é marcada pela realização de quatro cerimónias de apresentação de livros, assim como pela participação da Assembleia da República na Feira do Livro de Lisboa. Referência ainda para o prolongamento, até 29 de junho, da exposição "Arte, Resistência e Cidadania", organizada em parceria com a Fundação Bienal de Arte de Cerveira.

A cerimónia de entrega do Prémio Norte-Sul de 2017 é o destaque principal da secção "Aconteceu", que assinala também a audição pública sobre o "Livro Verde das Relações Laborais" e as conferências parlamentares organizadas no mês de maio. Na área das relações internacionais, faz-se referência às Cerimónias de Boas-Vindas à Presidente da República da Croácia, à Presidente de Malta e ao Presidente do Parlamento Helénico.

Como habitualmente, apresenta-se a síntese da atividade legislativa e de fiscalização política no mês anterior e a rubrica Parlamentês, desta vez dedicada à distinção entre audições e audiências parlamentares. Destaca-se ainda o dossiê de informação sobre morte medicamente assistida, elaborado por ocasião do debate das iniciativas legislativas sobre esta matéria.

A secção "Sabia que" apresenta uma nota sobre uma intervenção da Deputada Ester de Lemos, em 1967, relativa à educação da juventude. A Peça do Mês é dedicada ao mobiliário do Salão Nobre do Palácio de São Bento e a rubrica Flash recorda a exposição sobre José Relvas, patente nos espaços do Parlamento há dez anos.

4 junho 2018

Os eventos programados podem sofrer alterações decorrentes dos trabalhos parlamentares.

Mais informação em:
Portal da Assembleia da República
ARTV - Canal Parlamento
Parlamento Cultural
Números anteriores do ComunicAR
Contacto | ComunicAR@ar.parlamento.pt
AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO NO ÂMBITO DO PROJETO PROENÇA A NOVA FLORESTA
5 de junho | 18h00 | Biblioteca Passos Manuel

A Assembleia da República e a Câmara Municipal de Proença-a-Nova promovem uma ação de sensibilização no âmbito do projeto Proença A Nova Floresta, que visa dinamizar atividades de reflorestação através do recurso a árvores autóctones.

Esta ação de sensibilização conta com as intervenções de Joaquim Barreto, Presidente da Comissão de Agricultura e Mar, de João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, e da Deputada Hortense Martins.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa | 3.ª Parte da Sessão de 2018
25 a 29 de junho | Estrasburgo

Além dos trabalhos da Sessão Plenária da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, inclui, entre outras, reuniões do Bureau, de Presidentes das Delegações Nacionais, das Redes de Parlamentares de Referência, Comissões, Subcomissões e Grupos Políticos.
Apresentação do livro "Visconde de Seabra"
6 de junho | 18h00 (após Plenário) | Biblioteca Passos Manuel

Da autoria de Manuel M. Cardoso Leal, esta obra explora os factos mais marcantes da vida do político e magistrado judicial António Luís de Seabra e Sousa, com particular destaque para a criação do primeiro Código Civil português.

A cerimónia é presidida pelo Vice-Presidente da Assembleia da República José de Matos Correia e o livro é apresentado por Vital Moreira, havendo ainda lugar a intervenções de Zita Seabra e do autor.
Apresentação do livro "A Constituição portuguesa em fluxo: uma perspetiva comparada (1976-2016)"
21 de junho | 17h30 (após Plenário) | Biblioteca Passos Manuel

Sob a coordenação de Marina Costa Lobo, esta obra, editada pela Assembleia da República, reúne vários textos de autores de renome, nacionais e internacionais. O estudo tem por objetivo a análise do percurso da Constituição da República portuguesa, desde 1976 a 2016, enquadrando-a nos diversos cenários que foram norteando a sua consolidação e fazendo uma análise comparativa entre esta e a experiência havida noutras democracias contemporâneas.
Lançamento de biografia do general Loureiro dos Santos
26 de junho | 18h00 | Auditório António de Almeida Santos

Esta obra biográfica é da autoria de Luísa Meireles e a apresentação na Assembleia da República está a cargo de Miguel Monjardino.

O antigo Presidente da República, general Ramalho Eanes, autor do prefácio, marca também presença na cerimónia.
Apresentação do livro "Comenda com gente: fotobiografia de uma aldeia alentejana"
27 de junho | 18h00 (após Plenário) | Biblioteca Passos Manuel

Da autoria de Jorge Branco, é apresentado na Assembleia da República o livro "Comenda com gente: fotobiografia de uma aldeia alentejana" segundo volume de uma trilogia iniciada em 2015 com a obra "Comenda com alma: ainda há vida na charneca". O volume agora editado centra-se nas raízes culturais, etnográficas e antropológicas da Aldeia da Comenda, concelho de Gavião, no Alto Alentejo.
Aquisições bibliográficas

A Biblioteca Passos Manuel destaca as seguintes obras adquiridas no último mês:

António Arnaut: biografia / Luís Godinho, Ana Luísa Delgado
Cota 32.21 – 105/2018

Estratégia de segurança nacional: Portugal horizonte 2030 / coord. Nelson Lourenço, Agostinho Costa; pref. Adriano Moreira
Cota  08.21 - 120/2018

O fim da desigualdade: sociedades desiguais e como as mudar / Joseph E. Stiglitz; trad. Sara M. Felício, Paulo Tavares
Cota 28.26 – 126/2018

Consulte as restantes novidades relativas às publicações periódicas no Boletim de Sumários.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.