Comunicar | mai 2018
mai_18
CELIBATO DO CLERO (1835)

Na sessão de 26 de fevereiro de 1835 da Câmara dos Deputados, Manuel da Silva Passos (Passos Manuel) apresenta dois projetos de lei (1) para a abolição do celibato religioso, considerando cruel e contrária à natureza humana a proibição do matrimónio dos sacerdotes católicos e das freiras. 
COBERTURA DOS PASSOS PERDIDOS

Os Passos Perdidos situam-se numa área adjacente ao Hemiciclo (Sala das Sessões), onde se encontram as duas entradas principais para esta sala e tem uma área aproximada de 261 metros quadrados e um pé direito de cerca de 9,20 metros.

O teto deste espaço é composto por uma claraboia interior, metálica, onde estão encastrados vidros translúcidos, amovíveis, que permitem a entrada de luz natural (durante o dia) e artificial (durante a noite). A translucidez dos vidros impede os efeitos nefastos da luz natural sobre os painéis expostos nos Passos Perdidos. A estrutura metálica de suporte está orlada por um teto em gesso trabalhado e ornatos, cravados, sobre uma estrutura de barrotes e fasquiados de madeira e suportados por linhadas de gesso e fios metálicos. 
Jiang-Wei, máscara da Ópera Nacional da China.
PEÇA DO MÊS | JIANG-WEI, MÁSCARA DA ÓPERA NACIONAL DA CHINA

Jiang Wei é a personagem principal da ópera "Iron Cage Mountain", numa adaptação de um episódio da clássica obra épica chinesa "Romance dos Três Reinos". Baseia-se num personagem real, Jiang Wei, nascido em 202, e sucessor de Zhuge Liang, no reino de Wei.

Mestre taoista, comandante dos exércitos do reino, dotado de grandes capacidades militares e um profundo conhecedor do Universo, era aos 27 anos o principal general de Zhuge. Alvo de invejas e calúnias, no regresso de uma das suas vitoriosas campanhas militares foi impedido de entrar na cidade do reino de Wei. Na sequência deste episódio refugiou-se no reino de Shu, governado por Liu Pei, adversário do reino de Wei, tornando-se o seu principal conselheiro e estratega militar. 
FLASH | VOTO DE SAUDAÇÃO A SALVADOR E LUÍSA SOBRAL (2017)

A 19 de maio de 2017, Salvador e Luísa Sobral são recebidos na Assembleia da República, na sequência da vitória no Festival da Eurovisão, realizado dias antes, em Kiev, na Ucrânia. O Plenário aprova, por unanimidade, um voto de saudação pela vitória de Salvador e Luísa Sobral no Festival da Eurovisão 2017.

Ver imagens
"O Ocidente", 20-9-1907. Hemeroteca Municipal de Lisboa.
DITOS PARLAMENTARES

"A oposição deve procurar sempre estar de acordo com as opiniões da maioria do país; a opinião da maioria deve ser respeitada e acatada; mas a opinião do indivíduo não se eclipsa na família, como a da família se não eclipsa na sociedade. Ainda que o país inteiro tenha uma opinião, é livre ao indivíduo ter outra opinião, nem de outro modo se compreende a liberdade de crenças e a liberdade de opiniões."

Dias Ferreira, 9 de junho 1869.

Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.