Comunicar | fev 2018
fev_18
TEATRO "O ÚLTIMO DIA DE UM CONDENADO"
1 fevereiro | 18h30 (após Plenário) |
Sala do Senado

A peça de teatro "O último dia de um condenado", de Victor Hugo, com encenação de Paulo Sousa Costa e interpretação de Virgílio Castelo, é apresentada na Assembleia da República, no âmbito das Comemorações do Bicentenário do Constitucionalismo Português. 
EDITORIAL

Este número do ComunicAR destaca a apresentação na Assembleia da República da peça de teatro "O último dia de um condenado", baseada na obra de Victor Hugo, com interpretação de Virgílio Castelo.

A cerimónia de evocação do Dia de Memória do Holocausto é o destaque principal da secção "Aconteceu", que integra ainda artigos sobre colóquios e conferências, a Cerimónia de Boas-Vindas ao Presidente do Parlamento da Coreia e a assinatura do protocolo com a Casa da Arquitectura, em Matosinhos.

Como habitualmente, apresenta-se a síntese da atividade legislativa e de fiscalização política no mês anterior e a rubrica Parlamentês, desta vez dedicada ao "Decreto da Assembleia da República".

A secção "Sabia que" inclui um artigo sobre a revolta dos vendedores ambulantes do mercado de Coimbra, em 1903. Na rubrica "Flash", publicam-se imagens do debate do programa do II Governo Constitucional, realizado há 40 anos, e recorda-se o lançamento, em 2012, do último volume das "Memórias" de Edmundo Pedro. A Peça do Mês é dedicada ao trono de D. Maria II.

1 fevereiro 2018

Os eventos programados podem sofrer alterações decorrentes dos trabalhos parlamentares.


Mais informação em:
Portal da Assembleia da República
ARTV - Canal Parlamento
Parlamento Cultural
Números anteriores do ComunicAR
Contacto | ComunicAR@ar.parlamento.pt
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Cerimónia de Boas-Vindas ao Presidente do Parlamento da Eslovénia
1 fevereiro | 11h30

O Presidente da Assembleia Nacional da República da Eslovénia, Milan Brglez, é recebido em Cerimónia de Boas-Vindas na Assembleia da República, no quadro da visita oficial que realiza a Portugal.
Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo
15-16 fevereiro | Bucareste, Roménia

Na 13.ª Sessão Plenária da Assembleia Parlamentar para o Mediterrâneo (APM), além do Plenário, reúnem as três Comissões Permanentes da APM: Cooperação Política e Segurança, Cooperação Económica, Social e Ambiental e Diálogo entre Civilizações e Direitos Humanos.
Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa
22-23 fevereiro | Viena, Áustria

A 17.ª Sessão de Inverno da Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (APOSCE) inclui reuniões da Comissão Permanente e das três Comissões Gerais da Assembleia Parlamentar.
ASSUNTOS EUROPEUS
Semana Parlamentar Europeia
19-20 fevereiro | Parlamento Europeu | Bruxelas

A Semana Parlamentar Europeia é organizada pelo Parlamento Europeu e pela dimensão parlamentar da Presidência da Bulgária do Conselho da União Europeia (UE), com o objetivo de promover o debate sobre questões económicas, orçamentais e sociais entre os parlamentares dos países da UE.
ATIVIDADE CULTURAL
Exposição "Publicações centenárias portuguesas"
21 fevereiro a 16 março | Piso 0 

Esta exposição, promovida pela Associação Portuguesa de Imprensa, é composta por cartazes da primeira edição de cada uma das publicações em contraposição com a edição atual.

A mostra procura reconhecer o papel importante destes jornais, com 100 anos de publicação contínua, na imprensa e sociedade portuguesas.

Inaugura no dia 21 de fevereiro, às 14h30, e fica patente até 16 de março.
ESCAPARATE
Apresentação do livro “O socialismo e o PS em Portugal”
7 fevereiro | 18h30 (após Plenário) | Biblioteca Passos Manuel

A publicação reúne um conjunto de textos de vários autores sobre a génese e a evolução do socialismo em Portugal, com coordenação do antigo Deputado e historiador Fernando Pereira Marques.

Na cerimónia de apresentação, o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, faz uma introdução à obra, que é apresentada por António Reis, Mário Mesquita e António Muñoz Sanchez.
Apresentação do livro "As regiões autónomas (Açores e Madeira) nos debates parlamentares da Assembleia da República – 1975-2015"
15 fevereiro | 18h00 (após Plenário) | Biblioteca Passos Manuel

Da autoria de Teresa Ruel, a obra integra a Coleção Parlamento e assinala os 40 anos de autonomia política e administrativa das regiões autónomas, consignada na Constituição da República Portuguesa de 1976.

A análise dos debates parlamentares realizados na Assembleia da República pelos representantes eleitos, desde a Assembleia Constituinte à XII legislatura (1976-2015), é o suporte a esta investigação.

A obra é apresentada por João Bosco Mota Amaral, antigo Presidente da Assembleia da República e Deputado Constituinte.
Aquisições bibliográficas

A Biblioteca Passos Manuel destaca as seguintes obras adquiridas no último mês:

O caso da PIDE/DGS: foram julgados os principais agentes da Ditadura portuguesa? / Irene Flunser Pimentel.
Cota:  04.06 – 365/2017

Legislação do ambiente: água, ar, resíduos, ruído, jurisprudência (sumários).
Cota: 52 – 2/2018

Tax Administration 2017 [recurso eletrónico]: comparative information on OECD and other advanced and emerging economies / OECD.
Cota: 24 – 3/2018

Consulte as restantes novidades relativas às publicações periódicas no Boletim de Sumários.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.