Comunicar | fev 2018
fev_18
REVOLTA DO GRELO (1903)

Em março de 1903, eclodiram na cidade de Coimbra vários tumultos originados pela cobrança de imposto de selo aos vendedores ambulantes do mercado da cidade. Nos dias 8, 9 e 10, os fiscais do Governo Civil exigem aos comerciantes o pagamento de uma licença para o exercício da atividade, cobrando uma multa em caso de incumprimento. As vendedoras de hortaliças e frutas, oriundas de zonas rurais circundantes, iniciam um protesto que ficaria conhecido como Revolta do Grelo. 
PEÇA DO MÊS | TRONO DE D. MARIA II

Cadeirão de braços em estilo Império com múltiplos ornatos entalhados na estrutura ou aplicados.

Espaldar com medalhão, ao centro 1 estrela de 5 pontas envolvida por círculos concêntricos, o primeiro decorado com motivos vegetalistas (palmitos) e o segundo com 16 estrelas de 7 pontas. Cachaço curvo em forma de coroa de folhas de louro, presa simetricamente por 7 anéis que terminam exteriormente em palmetas, e apoiada, lateralmente, em cálices de acanto que se desenvolvem no arranque dos braços. A tabela de junção ao assento é retangular, preenchida por volutas e, ao centro, por ornato vegetalista que evoca a representação estilizada da abelha do mobiliário napoleónico.

A estrutura inferior tem forma cúbica. Estofo de veludo vermelho no apoio dos braços e no assento, apresentando este, ao centro, 1 reserva quadrada formada por galão de fundo vermelho com ornatos vegetalistas simétricos dourados. Galão idêntico delimita o assento. Saial com motivos florais e vegetalistas simétricos. 
O Primeiro-Ministro, Mário Soares, no debate do programa do Governo, em fevereiro de 1978.
FLASH | DEBATE DO PROGRAMA DO II GOVERNO CONSTITUCIONAL

No dia 17 de dezembro de 1977, o Primeiro-Ministro Mário Soares apresenta na Assembleia da República uma moção de confiança, que seria rejeitada, pondo fim ao I Governo Constitucional.

No mês seguinte, a 19 de janeiro de 1978, é assinado um acordo entre o Partido Socialista (PS), liderado por Mário Soares, e o Centro Democrático Social (CDS), liderado por Diogo Freitas do Amaral, tendo em vista a viabilização do II Governo Constitucional. O Governo toma posse a 23 de janeiro e cessa funções oito meses depois, a 28 de agosto, por divergências no seio da coligação.

A apresentação e o debate do programa do II Governo Constitucional realizam-se nas sessões de 2, 8, 9, 10 e 11 de fevereiro de 1978.

Nas imagens das sessões, veem-se, entre outros, Mário Soares, Rui Pena, Jaime Gama, Sousa Franco, Almeida Santos, Sottomayor Cardia, Basílio Horta, Maldonado Gonelha, Vítor Constâncio, António Arnaut, Manuel Ferreira Lima, Firmino Miguel e António Sousa Gomes. Fotografias de Miranda Castela, Arquivo Histórico Parlamentar.
FLASH | LANÇAMENTO DAS MEMÓRIAS DE EDMUNDO PEDRO (2012)

A 8 de novembro de 2012, é lançado o 3.º volume da obra "Memórias: um combate pela liberdade", de Edmundo Pedro, no Auditório do Novo Edifício da Assembleia da República.

O livro, dedicado ao período entre 1974 e 2012, é apresentado pelo autor, por Maria de Jesus Barroso e por Luís Osório.

Ver imagens.
DITOS PARLAMENTARES

“Na interpretação das leis  e recordo-me de frases aqui ditas anteriormente, e muitas vezes pelo Sr. Deputado Salgado Zenha, que nós não devemos sofrer nem de regimentalite, nem de constitucionalite, nem muito menos de formalite, devemos essencialmente tentar surpreender a vontade da própria lei.”

Amândio de Azevedo

Diário da Assembleia da República, 4 de janeiro de 1980, p. 12.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.