Comunicar | jan 2018
jan_18
PRÉMIO DIREITOS HUMANOS 2017
13 dezembro | Centro de Acolhimento ao Cidadão

A Assembleia da República assinalou o Dia Nacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro) com a cerimónia de entrega do Prémio Direitos Humanos, presidida pelo Presidente da Assembleia da República, no quadro da qual teve lugar a palestra "150 anos da abolição da pena de morte em Portugal", proferida por Guilherme d'Oliveira Martins. 
COLÓQUIOS E CONFERÊNCIAS
Auditório António Almeida Santos situado no Novo Edifício da Assembleia da República.
Colóquio Internacional "Pluralismo dos média na Europa e em Portugal"
5 dezembro | Auditório António de Almeida Santos

A Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto organizou o Colóquio Internacional "Pluralismo dos média na Europa e em Portugal", uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com o Centre for Media Pluralism and Media Freedom (CMPF) do Instituto Europeu de Florença e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Pretendeu-se com este colóquio fazer a apresentação do relatório "Media Pluralism Monitor 2016", no qual participou uma equipa da Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e cujo projeto foi coordenado pelo Professor Pier Luigi Parcu, do Instituto Europeu de Florença.

Gravação vídeo | Mais informações
Cerimónia evocativa dos 10 anos da assinatura do Tratado de Lisboa
13 dezembro | Salão Nobre

A Comissão de Assuntos Europeus promoveu uma cerimónia evocativa dos 10 anos da assinatura do Tratado de Lisboa, que contou com intervenções do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, de Paulo Sande, professor de Estudos Europeus na Universidade Católica Portuguesa, e do antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado. O debate foi moderado pela jornalista Luísa Meireles.

Esta iniciativa visou promover o debate sobre o tema com estudantes do ensino universitário do curso de Estudos Europeus.

Gravação vídeo
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
VII Assembleia Parlamentar da CPLP
4 e 5 dezembro

A Assembleia da República organizou a VII Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), subordinada ao tema “O reforço dos laços institucionais entre os Parlamentos”.

Além da Sessão Plenária, que teve lugar na Sala do Senado, decorreram também a Conferência dos Presidentes dos Parlamentos da CPLP, as reuniões dos representantes dos Grupos Nacionais em cada uma das três Comissões Especializadas Permanentes e da Rede de Mulheres Parlamentares da AP-CPLP.

Comunicado final e deliberações
Cerimónia de Boas-Vindas ao Presidente da República Italiana
6 dezembro

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, recebeu, em Cerimónia de Boas-Vindas, o Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, no quadro da visita de Estado que realizou a Portugal.

Fotografias
Visita do Presidente da Ucrânia
18 dezembro

No quadro da visita oficial que realizou a Portugal, o Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, foi recebido na Assembleia da República.

Fotografias
ATIVIDADE CULTURAL
Apresentação da edição comemorativa da Carta de Lei da abolição da pena de morte em Portugal
6 dezembro | Biblioteca Passos Manuel

A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e a apresentação da obra esteve a cargo do Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda. O Presidente do Centro Cultural de Belém, Elísio Summavielle, usou também da palavra, em representação dos parceiros para a organização das comemorações dos 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal. 
Teatro "Felizmente há luar!"
13 dezembro | Sala do Senado

No âmbito das Comemorações dos 200 Anos da Revolução Liberal e do Constitucionalismo Português, foi apresentada a peça "Felizmente há luar!", pelo grupo de teatro A Barraca, com encenação de Hélder Costa.

A peça de Luís de Sttau Monteiro tem como cenário a revolta liberal de 1817, reprimida pelo poder absolutista do regime inglês de Beresford e Miguel Forjaz, enquanto a corte e a família real se encontravam exiladas no Brasil. A ação centra-se na figura do General Gomes Freire de Andrade, que, acusado de participar na conspiração, seria enforcado a 18 de outubro de 1817.

Fotografias | Folha de sala
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.