Comunicar | jul 2017
jul_17
HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DOS INCÊNDIOS
21 junho

A Assembleia da República realizou uma sessão evocativa "Em memória das vítimas, solidariedade com os seus familiares, e agradecimento a todos os que, no terreno, combatem o flagelo dos incêndios". 
COLÓQUIOS E CONFERÊNCIAS
Conferência Parlamentar "Educação de adultos e aprendizagem ao longo da vida: melhores oportunidades, melhor economia"
21 junho | Auditório António de Almeida Santos

A conferência "Educação de adultos e aprendizagem ao longo da vida: melhores oportunidades, melhor economia", uma iniciativa da Comissão de Educação e Ciência, contou com intervenções de académicos, assim como de representantes de entidades responsáveis pela área da formação de adultos.

ProgramaGravação vídeo
Colóquio Parlamentar "Modelo de organização do sistema de criação artística nacional"
27 junho | Auditório António de Almeida Santos

O colóquio "Modelo de organização do sistema de criação artística nacional", promovido pela Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, teve como objetivo ouvir as estruturas que atualmente têm contratos de apoio plurianual com a DGArtes – Direção-Geral das Artes nas diferentes áreas artísticas e os profissionais do setor.

Programa | Gravação vídeo
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Fotografias de Daniel Novakovic/STA.
Visita à Eslovénia do Presidente da Assembleia da República
14-16 junho

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, realizou uma visita oficial de três dias à Eslovénia, a convite do seu homólogo, o Presidente da Assembleia Nacional da República da Eslovénia, Milan Brglez, visando o aprofundamento do relacionamento bilateral e o estreitamento das relações de amizade entre os dois Parlamentos.

Neste quadro, o Presidente Eduardo Ferro Rodrigues foi recebido, em Cerimónia de Boas-Vindas, na Assembleia Nacional, mantendo ainda encontros com os Presidentes dos Grupos Parlamentares, com as Comissões de Negócios Estrangeiros e de Assuntos Europeus, e com o Grupo Parlamentar de Amizade Eslovénia-Portugal. Paralelamente, reuniu com representantes do maior partido da oposição - Partido Democrático Esloveno. Foi também recebido, em audiência, pelo Presidente da República da Eslovénia, Borut Pahor, e pelo Primeiro-Ministro, Miro Cerar.

O Presidente encontrou-se com a comunidade portuguesa residente na Eslovénia e visitou os Paços dos Concelhos de Ljubljana e de Bled, mantendo encontros de cortesia com os respetivos Presidentes de Câmara.
Visita à Federação da Rússia do Presidente da Assembleia da República
18 junho

No quadro da sua deslocação oficial à Rússia, o Presidente da Assembleia da República foi recebido pelo Presidente da República do Tartaristão, Rustam Minnikhanov, e pelo Presidente do Conselho Estatal da República do Tartaristão, Farid Mukhametshin, com quem manteve encontros de trabalho.

Na cidade de Kazan, o Presidente Eduardo Ferro Rodrigues visitou ainda o Centro Parlamentar e o Museu do Parlamentarismo da República do Tartaristão.
Reunião da 3.ª Comissão da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa
26 e 27 junho | Sala D. Maria II

Realizou-se na Assembleia da República a reunião da 3.ª Comissão da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (AP-CPLP), comissão competente sobre as matérias da Língua, Educação, Ciência e Cultura e que é presidida pelo Parlamento português.

Nesta reunião, debateram-se especificamente os seguintes temas: "A Língua Portuguesa na CPLP, perspetiva equato-guineense e timorense", "O Programa Pessoa" e "A Educação, Ciência e Cultura na CPLP, que desafios?".

A Delegação da Assembleia da República à AP-CPLP é representada nesta Comissão pelos Deputados Carlos Páscoa Gonçalves (PSD) e Elza Pais (PS).
O Fórum Portugal-China teve lugar na Sala do Senado.
Visita de Deputados da Assembleia Provincial de Guangdong (China)
28 junho

Uma delegação de Deputados da Comissão Permanente da Assembleia Provincial de Guangdong (China) visitou a Assembleia da República, onde, além de reuniões com a Comissão de Educação e Ciência e com o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-China, participou no Fórum Portugal-China, que contou com a presença do Embaixador da República Popular da China, Cai Run, e de empresários chineses e portugueses, com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais através de projetos de cooperação.

Gravação vídeo
20 ANOS DO ACORDO PORTUGAL/LUXEMBURGO SOBRE O RECONHECIMENTO DE SITUAÇÕES DE INVALIDEZ
28 junho | Biblioteca

Assinalando os 20 anos da assinatura do "Acordo entre a República Portuguesa e o Grão-Ducado do Luxemburgo sobre o Reconhecimento das Decisões Tomadas pelas Instituições de Uma Parte Contratante em Relação ao Estado de Invalidez de Requerentes de Pensão pelas Instituições da Outra Parte Contratante", realizou-se na Assembleia da República uma sessão comemorativa, que contou com a presença do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, do Ministro do Trabalho, da Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Vieira da Silva, e do Ministro da Segurança Social do Luxemburgo, Romain Schneider.
ATIVIDADE CULTURAL
Lançamento do livro "Da Política - Análise de Direito Constitucional, Ciência Política e Teoria Geral do Estado"
29 junho | Biblioteca

A obra "Da Política - Análise de Direito Constitucional, Ciência Política e Teoria Geral do Estado", da autoria de Rui Januário e António Gameiro, editado na Coleção Ciência Política das Edições Cosmos, foi apresentada na Biblioteca da Assembleia da República por António Vitorino.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.