Comunicar | out 2016
out_16
EVOCAÇÃO DO PRESIDENTE
BARBOSA DE MELO (1932-2016)


Na reunião da Comissão Permanente de 8 de setembro, a Assembleia da República prestou homenagem ao seu antigo Presidente, António Barbosa de Melo, falecido no dia anterior. 
CONFERÊNCIA EUROPEIA DE PRESIDENTES DE PARLAMENTOS
14-16 setembro | Estrasburgo

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, participou na Conferência Europeia de Presidentes de Parlamentos, promovida pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. 
JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO
24 e 25 setembro

A Assembleia da República associou-se à celebração das Jornadas Europeias do Património (JEP), cujo tema este ano foi "Comunidades e Culturas".

No último fim de semana de setembro, realizaram-se visitas livres ao Palácio de São Bento e atividades lúdicas e culturais, como oficinas de expressão artística, exposições, música e dança, entre outras. 
Conferência "O novo Regulamento Europeu de Proteção de Dados. Que desafios? Que oportunidades?"
20 setembro | Sala do Senado

A Comissão Nacional de Proteção de Dados e a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação organizaram uma conferência sobre o novo Regulamento Europeu de Proteção de Dados, que será aplicado em toda a União Europeia em maio de 2018.

Aceda à gravação vídeo (parte 1 e parte 2).
Colóquio “Parlamento digital e democracia participativa”
27 setembro | Auditório do Novo Edifício

O Grupo de Trabalho para o Parlamento Digital organizou o Colóquio “Parlamento digital e democracia participativa”.

Aceda à gravação vídeo e às apresentações.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Sessão Plenária da Assembleia Parlamentar da OSCE
29 setembro a 2 outubro | Skopje, Macedónia

A Assembleia da República participou na 14.ª Sessão Plenária de Outono da Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (AP OSCE), que teve como tema "Reforçar as medidas de confiança e boa governação na região OSCE".
ASSUNTOS EUROPEUS
Conferência Interparlamentar para a Polícia Externa e de Segurança Comum e Política Comum de Segurança e Defesa
2 a 4 setembro | Castelo de Bratislava | Eslováquia

A dimensão parlamentar da Presidência da Eslováquia do Conselho da União Europeia organizou a IX Conferência Interparlamentar para a Política Externa e de Segurança Comum e Política Comum de Segurança e Defesa, que contou com a presença, entre os oradores, da Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, e do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Assuntos Europeus da Eslováquia, Miroslav Lajcak. 
Conferência Interinstitucional sobre o futuro financiamento da União Europeia
7 e 8 setembro | Parlamento Europeu | Bruxelas

Os Presidentes do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia e a Presidência do Conselho da União Europeia (UE) organizaram a Conferência Interinstitucional sobre o futuro financiamento da UE. Esta Conferência reuniu representantes dos Parlamentos nacionais, do Parlamento Europeu e dos Governos nacionais, bem como representantes das instituições europeias com vista a debater as possíveis formas de financiamento próprio da UE. 
Reunião Interparlamentar organizada pela Comissão ECON
28 setembro | Parlamento Europeu | Bruxelas

A Comissão de Assuntos Económicos e Monetários (ECON) do Parlamento Europeu organizou uma reunião interparlamentar para debater com os Parlamentos nacionais o projeto de relatório do Parlamento Europeu sobre o Semestre Europeu para a coordenação das políticas económicas: aplicação das prioridades para 2016. 
ATIVIDADE CULTURAL
16.º aniversário da Livraria Parlamentar
27 setembro | Livraria Parlamentar

A Livraria Parlamentar assinalou o seu 16.º aniversário no dia 27 de setembro com um apontamento musical interpretado pela harpista Ana Isabel Dias.

Após as recentes obras de reabilitação e renovação da imagem gráfica, a Livraria da Assembleia da República continua a procurar novas formas de aproximação dos cidadãos ao Parlamento e desenvolveu um spot de divulgação do espaço e dos produtos que disponibiliza, que pode ser visualizado aqui
Atuação do Orfeão dos Amigos dos Bombeiros Municipais de Espinho
28 setembro | Salão Nobre

O Orfeão dos Amigos dos Bombeiros Municipais de Espinho atuou na Assembleia da República.
Apresentação do livro "Ordenamento e gestão do espaço marítimo nacional"
28 setembro | Biblioteca

A cerimónia de lançamento do livro "Ordenamento e gestão do espaço marítimo nacional: enquadramento e legislação", da autoria de Vasco Becker-Weinberg, editado pela Quid Juris, contou com intervenções do jornalista Henrique Monteiro, que apresentou a obra, da Deputada Assunção Cristas e do Deputado Cristóvão Norte.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.