Comunicar | jul 2016
jul_16
DEBATE SOBRE O ESTADO DA NAÇÃO
7 julho | 15h00

O debate sobre o estado da Nação relativo à 1.ª sessão legislativa da XIII Legislatura realiza-se no dia 7 de julho e é transmitido em direto pelo Canal Parlamento
EDITORIAL

Neste número do ComunicAR, destaca-se a realização do debate sobre o estado da Nação, que marca os trabalhos parlamentares do mês de julho.

A este propósito, recorda-se, na rubrica Flash, o debate realizado em 2000, na 1.ª sessão legislativa da VIII Legislatura.

A secção Aconteceu faz referência às conferências comemorativas dos 30 anos da adesão de Portugal à CEE e dos 40 anos do Diário da República, à cerimónia de homenagem a Henrique de Barros, assim como aos colóquios "Descentralização de competências na Educação: o papel do Poder Local” e "A Cimeira da NATO em Varsóvia e o novo ambiente de segurança internacional". Na rubrica Em reportagem..., apresentamos duas peças realizadas pela ARTV em junho.

Como habitualmente, apresenta-se a síntese da atividade legislativa e de fiscalização política do mês anterior e a rubrica Parlamentês, dedicada desta vez à redação final dos projetos e propostas de lei aprovados. Disponibiliza-se também o dossiê de informação "Imunidades e incompatibilidades parlamentares".

A secção “Sabia que?” divulga um vídeo sobre a história do Arquivo Parlamentar, inclui um apontamento sobre a tomada de posse, há 40 anos, do Presidente da República e apresenta, na rubrica “Peça do mês”, um artigo sobre o retrato de Vasco da Gama Fernandes que integra a Galeria dos Presidentes, assinalando-se, assim, o 40.º aniversário da eleição do primeiro Presidente da Assembleia da República (29 de julho de 1976).

Mais informação em:
Portal da Assembleia da República
ARTV - Canal Parlamento
Parlamento Cultural
Números anteriores do ComunicAR
Contacto | ComunicAR@ar.parlamento.pt
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (APOSCE) | 25.ª Sessão Anual
1-5 julho | Tbilisi, Geórgia

A Assembleia da República participa na 25.ª Sessão Anual da APOSCE, que tem como tema "25 anos de cooperação parlamentar: construindo confiança através do diálogo."
ASSUNTOS EUROPEUS
Reunião de Presidentes da COSAC
10-11 julho | Parlamento da Eslováquia | Bratislava

A reunião de Presidentes da COSAC (Conferência dos Órgãos Especializados em Assuntos da União dos Parlamentos da União Europeia) conta com a presença, entre os oradores, da Comissária Europeia, Marianne Thyssen, e do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Assuntos Europeus da Eslováquia, Miroslav Lajcak. Esta reunião pretende preparar a LVI COSAC. A Assembleia da República é representada pela Presidente da Comissão de Assuntos Europeus.
ATIVIDADE CULTURAL
Exposição "Sociedades/Fragilidades do singular"
até 30 setembro

A Assembleia da República acolhe a exposição "Sociedades/Fragilidades do singular", do escultor Dinis Ribeiro.

A mostra, patente em vários espaços do Palácio de São Bento, integra obras tridimensionais que conjugam matérias-primas como a pedra, a madeira e o metal. 
ESCAPARATE
Aquisições bibliográficas

A Biblioteca destaca as seguintes obras adquiridas no último mês:

Duarte, António Portugal - O Sistema Monetário Internacional: uma perspetiva histórico-económica. Lisboa, 2016.
Cota 24 - 24/2016

Leonard, Mark (ed. lit.) - Connectivity wars: why migration, finance and trade are the geo-economic battlegrounds of the future. 2016.
Cota 16.06 - 53/2016

Consulte as restantes novidades de monografias em Escaparate.

Relativamente às publicações periódicas, selecionamos um dossiê especial na revista Problèmes économiques  (n.º 3135, junho 2016) com o título "Agriculture et Alimentation".

Consulte as novidades relativas às publicações periódicas no Boletim de Sumários.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.