Comunicar | jul 2016
jul_16
HISTÓRIA DO ARQUIVO PARLAMENTAR

Ao longo da história do Parlamento, o Arquivo e os arquivistas foram sempre valorizados nas suas funções de apoio à atividade parlamentar e de preservação e disponibilização dos documentos. 
Capa do cerimonial da posse do Presidente da República.
POSSE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA (JULHO 1976)

Após a entrada em vigor da Constituição e da realização de eleições legislativas (25 de abril de 1976), têm lugar as primeiras presidenciais do novo ciclo constitucional, no dia 27 de junho do mesmo ano.

Apresentam-se quatro candidatos: Octávio Pato, Otelo Saraiva de Carvalho, Pinheiro de Azevedo e Ramalho Eanes, que venceria com 61,59% dos votos.

A tomada de posse do primeiro Presidente da República eleito por sufrágio direto e universal no período democrático, António Ramalho Eanes, realiza-se na Assembleia da República no dia 14 de julho de 1976. 
PEÇA DO MÊS | RETRATO DE VASCO DA GAMA FERNANDES

Retrato de Vasco da Gama Lopes Fernandes (4/11/1908-9/8/1991) – primeiro Presidente da Assembleia da República (de 1976 a 1978) –, pintado a óleo sobre tela por Pedro Girão e integrado na Galeria de Retratos dos antigos Presidentes do Parlamento português.

Concebido a partir de registos fotográficos, este retrato é póstumo, retrospetivo e recomposto, na medida em que documenta a imagem do Presidente à época em que exercia funções, no seu gabinete de trabalho no Palácio de São Bento. 
MEMÓRIAS DA GRANDE GUERRA

No centenário da entrada de Portugal na I Guerra Mundial, divulgam-se materiais registados nos Dias da Memória, iniciativa que teve lugar na Assembleia da República, em outubro de 2014.

Veja a caderneta militar do soldado António Ferreira, do Corpo Expedicionário Português, que embarcou para França em 23 de fevereiro de 1917.

Contribuição de Manuel Dias Ferreira, neto de António Ferreira.
FLASH | DEBATE SOBRE O ESTADO DA NAÇÃO (2000)

O debate sobre o estado da Nação da 1.ª sessão legislativa da VIII Legislatura realizou-se no dia 30 de junho de 2000.

Na reunião, presidida pelo Presidente da Assembleia da República, António de Almeida Santos, usaram da palavra o Primeiro-Ministro, António Guterres, o Ministro do Trabalho e da Solidariedade, Ferro Rodrigues, e os Deputados Durão Barroso (PSD), Francisco de Assis (PS), Carlos Carvalhas (PCP), Paulo Portas (CDS-PP), Isabel Castro (Os Verdes), Francisco Louçã (BE), Manuel dos Santos (PS), António Capucho (PSD), Telmo Correia (CDS-PP), José Junqueiro (PS), Carlos Zorrinho (PS) e Heloísa Apolónia (Os Verdes). O Ministro de Estado e Negócios e dos Estrangeiros, Jaime Gama, encerrou o debate.

Veja a reportagem fotográfica.
Passos Manuel, pormenor de pintura de Columbano Bordalo Pinheiro, 1921-1925.
DITOS PARLAMENTARES

"Quando estou menos ilustrado e tenho uma opinião, e depois sigo outra, há nisto uma contradição; mas esta contradição honra sempre o homem que muda do opinião. Eu com 47 anos de idade sou obrigado a ter mais experiência e a saber mais do que quando tinha 20 anos; o tempo não deve passar em vão por cima de um homem público. Se não se pode mudar de opinião, então não serve de nada a discussão."

Passos Manuel, Diário da Câmara dos Senhores Deputados, 19 de março de 1852, p. 253.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.