Comunicar | jun 2016
jun_16
O INÍCIO DOS TRABALHOS DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA (1976)

Na sequência das eleições legislativas (ver mapa de resultados), realizadas no dia 25 de abril de 1976, a mesma data em que entrou em vigor a Constituição, a Assembleia da República iniciou os seus trabalhos em 3 de junho de 1976. 
PEÇA DO MÊS | MINIATURA DE CARRO DE BOMBEIROS

Miniatura de carro de bombeiros de finais do século XIX, com carroçaria de cabine aberta em latão pintado de preto, vermelho e amarelo, quatro pneus em plástico preto, jantes de metal cromado, mangueira em corda, enrolada, agulheta e tubagens laterais em metal amarelo. A peça está integrada numa estrutura que a contextualiza numa cena de combate a incêndio por dois bombeiros, identificando-a como uma edição comemorativa do 130.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Barcelos (1883-2013). Foi oferecida pela corporação barcelense de bombeiros à Presidente da Assembleia da República, Maria da Assunção Esteves, na XII Legislatura.

Uma viatura como esta poderá ter ajudado a combater o incêndio que deflagrou no Palácio das Cortes pelas 13h10 do dia 17 de junho de 1895, na sequência dos trabalhos de reparação dos telhados. 
MEMÓRIAS DA GRANDE GUERRA

No centenário da entrada de Portugal na I Guerra Mundial, divulgam-se materiais registados nos Dias da Memória, iniciativa que teve lugar na Assembleia da República, em outubro de 2014.

Ver ilustração com os louvores ao sargento Sérgio Augusto Santos do Batalhão de Infantaria n.º 15 do Corpo Expedicionário Português.

Coleção de Sérgio Augusto dos Santos, contribuição de Manuela de Alcântara Santos.
FLASH | PRÉMIO NORTE-SUL (2005)

Em 2005, o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa foi atribuído a Bogaletch Gebre, fundadora da ONG etíope Kembatta Women’s Self-Help Centre, e a Bob Geldof, músico irlandês, empenhado nas questões africanas, nomeadamente na campanha “Make Poverty History”.

A cerimónia de entrega do prémio realizou-se na Assembleia da República, em 21 de novembro de 2005.

Veja a reportagem fotográfica.
Oposicionista ao regime do Estado Novo e fundador do PS, José Luís Nunes (1941-2003) foi Deputado à Constituinte e à Assembleia da República.
DITOS PARLAMENTARES

“Os símbolos e as designações dos órgãos têm um aspeto emocional de tal ordem importante que, em 5 de Outubro de 1910, os homens da República, embora continuando a tradição liberal dos homens do passado que fundaram a Nação, substituíram a bandeira azul e branca pela bandeira verde-vermelha. Bandeira hoje que é nossa e que orgulhosamente arvoramos. Portanto, ao fazermos, ou ao chamarmos à assembleia representativa do povo português Assembleia da República, nós, de certa maneira, reafirmamos a vinculação eterna e para sempre do nosso destino aos ideais nobres de justiça e fraternidade do 5 de Outubro de 1910 e aos homens eminentes que os incarnaram.”

José Luís Nunes

Diário da Assembleia Constituinte, n.º 117, 10 de março de 1976, p. 3883.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.