Se tem dificuldade em visualizar esta newsletter, clique aqui.
Assembleia da República
Newsletter 06@4-X
08 de março de 2009
Mais informações em : http://www.parlamento.pt
    Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no Hemiciclo
  
Bancadas Electrónicas Parlamentares
Untitled Document



As obras de remodelação do Hemiciclo proporcionaram uma boa oportunidade para transformar a sala do Plenário numa sala equipada com as mais modernas tecnologias de informação e comunicação.


Foi assim desenvolvido o conceito da Bancada Electrónica Parlamentar, a disponibilizar a cada um dos 230 deputados que, para além de permitir o acesso a todos os recursos de informação da Assembleia da República durante as sessões plenárias, deveria ter o menor impacto estético possível na sala de sessões.


Os objectivos estabelecidos passaram pela instalação de cablagem estruturada (voz + dados) e de um equipamento informático para cada Deputado. Foi também decidida a colocação de um sistema de projecção em ecrã gigante, com possibilidade de utilização de video-projecção nas intervenções no púlpito do orador e nas bancadas da 1ª fila.


A informatização do Hemiciclo é um projecto complexo que implica a disponibilização de cinco postos de trabalho na Mesa da Presidência, um posto de trabalho por cada um dos 230 lugares atribuídos aos Deputados, um posto de trabalho no púlpito do orador e os postos de trabalho necessários para os serviços de apoio. Como cada grupo parlamentar dispõe de um sistema informático próprio, independente dos demais, foi necessário implementar uma solução que se adaptasse a esta realidade.


Diversas soluções se apresentaram como possíveis para informatização da sala plenária, mas nem todas respondiam satisfatoriamente aos requisitos e condicionantes do Hemiciclo. A opção final recaiu na utilização de terminais sem disco, com processador e memória reduzidos, habitualmente designados por Thin Client.


A solução de terminais apresenta diversas vantagens, que desde logo a tornaram a solução eleita e sobre a qual foram efectuadas as consultas ao mercado. Nesta solução o processamento da informação não é feito localmente, mas sim num servidor remoto, situado no centro de processamento de dados da AR, e utiliza a tecnologia de computadores virtuais. Os Deputados têm como equipamento, além do monitor e teclado, um pequeno terminal que permite a ligação à sessão virtual específica de cada utilizador, que corre no servidor.


Como principais vantagens desta solução salienta-se a ausência de ruído no local de utilização, o pouco espaço físico ocupado, o baixo custo de gestão e manutenção, a maior longevidade do equipamento, o baixo consumo de energia (cerca de 1/5 da energia de um computador tradicional) com a consequente menor necessidade de dissipação de calor, e a maior segurança, integridade e confidencialidade dos dados.


Os postos de trabalho são disponibilizados com os sistemas operativos Windows e Linux como alternativa e permitem a execução de todas as operações de um computador normal como o acesso à Internet ao correio electrónico e à Intranet da AR, a edição de textos, apresentações ou folhas de cálculo por exemplo.


Nos postos de trabalho no Hemiciclo é possível a utilização do cartão de Deputado que para além da identificação, permite a autenticação no posto de trabalho, a assinatura digital de documentos e mensagens de correio electrónico, a votação electrónica e o registo de presença nas sessões plenárias.


A solução tecnológica implementada pretende enriquecer os debates parlamentares, com a possibilidade de incorporação de meios audiovisuais de apoio às discussões.


Os monitores disponibilizados têm a tecnologia de ecrã táctil, pelo que a utilização do computador pode ser feita por simples toques com o dedo no ecrã. Esta funcionalidade facilita o uso de diversas aplicações, como por exemplo, o voto electrónico.


A sala de sessões da Assembleia da República é um monumento nacional, pelo que a intervenção a nível de introdução de novas tecnologias teve também como preocupação diminuir o impacto visual dos equipamentos. Os terminais estão fechados na parte técnica da bancada, sendo que os monitores quando não estão em uso recolhem para o interior daquela, integrando-se completamente na estética da sala. Existe ainda uma gaveta, oculta por baixo do tampo, onde se encontra o teclado e rato tradicionais.


Em conclusão o sistema agora introduzido, denominado BEP – Bancada Electrónica Parlamentar, transforma uma sala histórica num local de trabalho tecnologicamente avançado, não descurando as questões estéticas. Os equipamentos introduzidos permitem aos Sr. Deputados o acesso dentro do Hemiciclo a toda a informação a que já acedem nos seus gabinetes. Apesar das limitações do projecto, a experiência de utilização é em tudo semelhante à proporcionada por um computador tradicional.


Cumpriu-se assim um dos desideratos do projecto de requalificação do Hemiciclo da Assembleia da República: a introdução das condições de trabalho do século XXI, num ambiente do século XIX.

 

 

08-03-2009
 
    Deslocações Oficiais do Presidente da Assembleia da República
  
Conferência dos Presidentes dos Parlamentos da União Europeia
Untitled Document



O Presidente da Assembleia da República deslocou-se a Paris de 26 a 28 de Fevereiro de 2009, para participar na Conferência de Presidentes dos Parlamentos da União Europeia, organizada pela Assembleia Nacional Francesa.




26-03-2009
 
  
Visita do Presidente da Assembleia da República e Delegação Parlamentar à Guiné-Bissau
Untitled Document



A convite do Presidente da Assembleia Nacional Popular  da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, deslocou-se, em Visita Oficial à Guiné-Bissau, de 16 a 18 de Fevereiro.

Nesta deslocação o Senhor Presidente fez-se acompanhar pelo Presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, Deputado Henrique de Freitas, pelo Presidente da Comissão de Defesa Nacional, Deputado Miranda Calha, pela Secretária-Geral da Assembleia da República, Conselheira Adelina Sá Carvalho e pela Assessora Diplomática, Dr.ª Cristina Pucarinho.


O Presidente e a Delegação parlamentar portuguesa tiveram encontros com o Presidente da Assembleia Nacional Popular, com os Líderes Parlamentares e representantes dos Partidos com representação parlamentar mas não constituídos em Bancadas, com o Primeiro-Ministro, com a Ministra dos Negócios Estrangeiros  e das Comunidades, com o Ministro da Defesa Nacional e com  o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas.

16-03-2009
 
 
    Aconteceu
  
Reuniões Plenárias em Fevereiro
 
 
26-02-2009 [+Inf.]
 
  
Audições na Comissão de Inquérito - BPN
 
 
26-02-2009 [+Inf.]
 
  
Ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia na Assembleia da República
 
 
25-02-2009 [+Inf.]
 
  
Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para Timor-Leste, na Assembleia da República
 
 
25-02-2009 [+Inf.]
 
  
Audição do Conselho Económico e Social
 
 
18-02-2009 [+Inf.]
 
  
Audição do Ministro da Economia e da Inovação
 
 
17-02-2009 [+Inf.]
 
  
Conferência Parlamentar sobre o Papel do Ensino Superior no Desenvolvimento de Portugal
 
 
16-02-2009 [+Inf.]
 
  
Visita do Grupo Parlamentar de Amizade China - Portugal
 
 
11-02-2009 [+Inf.]
 
  
Audição do Presidente da Autoridade da Concorrência, Manuel Sebastião na Comissão de Assuntos Económicos
 
 
10-02-2009 [+Inf.]
 
  
Presidente do Senado da Colômbia na Assembleia da República
 
 
10-02-2009 [+Inf.]
 
  
Visita do Presidente da ALRAM, José Miguel Mendonça
 
 
09-02-2009 [+Inf.]
 
  
Colóquio "Segurança Rodoviária"
 
 
09-02-2009 [+Inf.]
 
  
Audição do Presidente do Instituto de Seguros de Portugal, Fernando Dias Nogueira
 
 
04-02-2009 [+Inf.]
 
  
Audição do Ministro Mário Lino na Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações
 
 
03-02-2009 [+Inf.]
 
  
Audição do Ministro José António Pinto Ribeiro na Comissão de Ética
 
 
03-02-2009 [+Inf.]
 
  
Audição Parlamentar sobre QUALIFICAÇÃO
 
 
03-02-2009 [+Inf.]
 
  
Conta Geral do Estado referente ao ano económico de 2007
 
 
03-02-2009 [+Inf.]
 
  
Reunião com a Ministra da Educação
 
 
03-02-2009 [+Inf.]
 
Subscrever Newsletter
Alterar Subscrição
Se preferir não receber mais a nossa Newsletter
Sugerir Newsletter
 
 
Comentários e Sugestões