Se tem dificuldade em visualizar esta newsletter, clique aqui.
Assembleia da República
Newsletter 03@1-XII
08 de outubro de 2011
Mais informações em : http://www.parlamento.pt
    Jornadas Europeias do Património no Palácio de S. Bento
  
Património e Paisagem Urbana

Em 2011, a Assembleia da República participou, mais uma vez, nas comemorações das Jornadas Europeias do Património (JEP), subordinadas ao tema “Património e paisagem urbana”, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia.

O programa de participação da Assembleia da República pretendia proporcionar aos visitantes momentos originais e pedagógicos de envolvimento com o património através de actividades e momentos culturais que lhes permitisse vivenciar a história e a evolução do Palácio de S. Bento, de Mosteiro à actualidade.

Assim, nos dias 24 e 25 de Setembro, realizaram-se um conjunto de actividades lúdicas e culturais, como foi o caso da mostra fotográfica “O Palácio de S. Bento na malha urbana”, a oficina de expressão artística “Arquitectos por um dia…”, a realização de “Jogos Tradicionais”, “malabarismo”, da actuação pelo Grupo Musical Paganinus – Conservatório Regional de Setúbal e dos vários apontamentos musicais, por estudantes de várias escolas de música, como a Academia de Música de Santa Cecília, a Fundação Musical dos Amigos das Crianças e do Hot Clube Portugal, que decorreram nos vários espaços do Palácio de S. Bento.

Houve ainda lugar para a realização de visitas livres ao edifício da Assembleia da República e, também, de visitas guiadas temáticas, denominadas “Palácio de São Bento: Vi(r)ver o Parlamento” e “Palácio de S. Bento: um património com história”. As primeiras centraram-se na história do Palácio de S. Bento e na actividade e competências do Parlamento, enquanto as segundas evidenciaram os aspectos arquitectónicos e patrimoniais do edifício.

O programa das JEP 2011 na Assembleia da República proporcionou momentos originais e pedagógicos numa iniciativa que tem demonstrado ser um claro sucesso e uma importante forma de aproximação ao Parlamento.

Durante este fim de semana, visitaram o Palácio de S. Bento mais de 4.000 pessoas, numa iniciativa que tem demonstrado ser um claro sucesso e uma importante forma de aproximação ao Parlamento.

Aceda ao Livro de Visitas 

24-09-2011
 
    Café de Ciência
  
"Química para um futuro sustentável"

A Comissão de Educação, Ciência e Cultura, em colaboração com a Ciência Viva e o Conselho dos Laboratórios Associados, realizou no dia 28 de Setembro, na Biblioteca da Assembleia da República, o Café de Ciência, que foi transmitido pelo Canal Parlamento (aceda ao vídeo)

O Café de Ciência proporciona um debate entre investigadores e deputados, contribuindo para o estabelecimento de redes de contactos que permitam apoiar a decisão política no conhecimento científico.

O papel da Química na sociedade foi o pretexto para o debate. Um futuro sustentável depende da capacidade para produzir mais com menos recursos. A Química cria novos processos de produção, com menor impacto ambiental e com menor dispêndio de energia e de matérias-primas.

Alimentação, vestuário, medicamentos, papel, tintas, construção e energia fazem parte de um quotidiano onde a Química é um factor de inovação. Durante o Café foram apresentados materiais que mudam de cor pela acção da luz, electricidade ou temperatura e que prometem inovações nas embalagens.

E porque a nova gastronomia assenta também na Química, o café foi servido com espuma de cardamomo e “caviar” de chocolate.

28-09-2011
 
 
    Aconteceu
  
A Presidente Maria da Assunção Esteves recebeu, em audência ...
 
 
27-09-2011 [+Inf.]
 
  
Reuniões Plenárias em Setembro
 
 
30-09-2011 [+Inf.]
 
  
Audições nas Comissões Parlamentares em Setembro
 
 
30-09-2011 [+Inf.]
 
  
Visita do Primeiro-Ministro da República Democrática de Timor-Leste
 
 
27-09-2011 [+Inf.]
 
  
Delegação Parlamentar de Moçambique na Assembleia da República
 
 
27-09-2011 [+Inf.]
 
  
Acesso ao Canal Parlamento/ARTV
 
 
23-09-2011 [+Inf.]
 
  
Posse dos Membros da Comissão Nacional de Eleições
 
 
20-09-2011 [+Inf.]
 
  
III Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP)
 
 
20-09-2011 [+Inf.]
 
  
A Presidente da Assembleia da República recebeu a Chave de Honra da Vila de Ourique
 
 
12-09-2011 [+Inf.]
 
  
Visita do Secretário-Geral do Parlamento de Chipre á Assembleia da República
 
 
09-09-2011 [+Inf.]
 
  
O plano de contenção de despesas e o Orçamento da Assembleia da República para 2012
 
 
07-09-2011 [+Inf.]
 
Subscrever Newsletter
Alterar Subscrição
Se preferir não receber mais a nossa Newsletter
Sugerir Newsletter
 
 
Comentários e Sugestões