Se tem dificuldade em visualizar esta newsletter, clique aqui.
Assembleia da República
Newsletter 01@4-X
08 de outubro de 2008
Mais informações em : http://www.parlamento.pt
    Jornadas Europeias do Património
  
«no Património … Aconteceu» - 27 e 28 de Setembro de 2008
Untitled Document

Ver, ouvir e sentir o Palácio de S. Bento foi o que fizeram as cerca de 2 000 pessoas que se deixaram envolver pela História e pelo Património nos passados dias 27 e 28 de Setembro, inscrevendo-se nas diversas actividades propostas. Nestes dois dias, a Assembleia da República voltou a celebrar as Jornadas Europeias do Património (JEP), iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, coordenada a nível nacional pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR, IP).

Subordinadas ao tema “No património… ACONTECE”, estas Jornadas permitiram aos cidadãos usufruir do Palácio de S. Bento através de visitas livres e guiadas, de acções lúdico-didácticas e de encenações temáticas, instrumentos de incentivo a um maior envolvimento de todos com a história e o espaço patrimonial, ao mesmo tempo que permitem que se conheça melhor as competências e o funcionamento do órgão de soberania ali instalado.

Ainda que o programa de participação da Assembleia da República nesta edição das JEP tivesse sido naturalmente condicionado pelas obras que decorrem na Sala das Sessões, procurou-se proporcionar aos visitantes actividades gratuitas, diversificadas e adequadas a várias faixas etárias.

“BrincAR ao Património” e “Se eu fosse uma tela…” foram duas oficinas de expressão artística direccionadas essencialmente para o público mais jovem, mas que cativaram também a criatividade e a sensibilidade dos mais crescidos. O mesmo aconteceu com a encenação “Benedito Bento”, protagonizada por um monge imaginado, contador de histórias, regressado ao espaço que outrora habitara. No encerramento de cada um dos dias das JEP, teve lugar a encenação inédita “A Casa das Luzes – da Fé à Razão”, que contou com a participação de Maria do Céu Guerra, João d’Ávila e Pedro Borges. As visitas livres e guiadas continuam a ser as iniciativas mais privilegiadas pelos visitantes, brindados ainda com uma feira do livro e com a possibilidade de conhecerem a exposição “José Relvas, o Conspirador Contemplativo”.

27-09-2008
 
    Sala de Sessões
  
Obras de Remodelação
Untitled Document Estão a decorrer as obras de remodelação da Sala das Sessões da Assembleia da República, com uma duração prevista de quatro meses, período em que as reuniões plenárias decorrerão na Sala do Senado, especialmente adaptada para o efeito.

Estes trabalhos visam dotar a Sala de condições mais adequadas aos que aí desempenham funções. Contudo, a arquitectura original deste espaço tal como concebida pelo Arquitecto Ventura Terra no final do século XIX, manterá as suas características essenciais.

Para se inteirar do andamento dos trabalhos consulte os jornais e vídeos da obra.

18-07-2008
 
 
    Aconteceu
  
Conferência Interparlamentar de Lisboa
 
 
29-09-2008 [+Inf.]
 
  
As Sessões Plenárias na Sala do Senado
 
 
26-09-2008 [+Inf.]
 
  
Reuniões Plenárias em Setembro
 
 
26-09-2008 [+Inf.]
 
  
Visita do Primeiro Vice-Presidente da Conferência Consultiva do Povo Chinês
 
 
22-09-2008 [+Inf.]
 
  
O Presidente da Assembleia da República visitou Washington entre 21 e 24 de Setembro
 
 
21-09-2008 [+Inf.]
 
  
Reunião com o Comissário Europeu Responsável pela Área de Energia, Senhor Andris Piebalgs
 
 
16-09-2008 [+Inf.]
 
  
Participação da Assembleia da República no 4.º Fórum Parlamentar Iberoamericano
 
 
09-09-2008 [+Inf.]
 
  
Reunião da Comissão Permanente
 
 
09-09-2008 [+Inf.]
 
Subscrever Newsletter
Alterar Subscrição
Se preferir não receber mais a nossa Newsletter
Sugerir Newsletter
 
 
Comentários e Sugestões