mai_17
PARLAMENTO DOS JOVENS | SESSÕES NACIONAIS
8 e 9 maio - Ensino secundário
22 e 23 maio - Ensino básico

Em 2016, celebraram-se os 40 anos da Constituição da República Portuguesa e o programa Parlamento dos Jovens lançou um desafio aos alunos dos ensinos básico e secundário para o debate e a apresentação de ideias sobre os direitos e os deveres consagrados na Lei Fundamental, bem como sobre a organização económica e política do país.
As sessões nacionais do Parlamento dos Jovens, a realizar no mês de maio no Palácio de São Bento, são o culminar do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo junto das escolas.

Este ano, participaram no programa 892 escolas de todo o país, bem como dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

Após uma fase de discussão dos temas nas escolas e de um processo eleitoral interno que mobilizou mais de 158 400 alunos, a que se seguiram as sessões distritais e regionais, foram selecionadas 64 escolas do ensino básico e 65 do ensino secundário para participarem nas sessões nacionais no espaço do Parlamento, cada uma com dois deputados.

Os Deputados da Assembleia da República estiveram presentes em debates com os jovens nas escolas e nas sessões distritais e regionais, prevendo-se ainda a sua participação nas sessões nacionais, quer nas reuniões de comissão, quer na reunião plenária.

No final de cada edição do Parlamento dos Jovens, as recomendações aprovadas pelos jovens deputados são analisadas pela Comissão de Educação e Ciência e as medidas tomadas pelo Governo e pelos grupos parlamentares no seu âmbito são anualmente publicadas na página da Internet do Parlamento dos Jovens.

Ver também página do Parlamento dos Jovens no Facebook.

Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.