abr_17
Júlio Pomar (1926), 1994, 69,7 x 46,9 cm, impressão em papel, n.º inv. 5275.
Desenho de 1994 reproduzido no cartaz da exposição de Júlio Pomar em Odivelas (2010).
PEÇA DO MÊS | CARTAZ DO 25 DE ABRIL

Cartaz comemorativo do 20.º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, com ilustração da autoria de Júlio Pomar, editado pela Associação 25 de Abril em 1994.

Em fundo branco destaca-se o contorno, a negro, de uma figura feminina, em busto, jovem e de olhar vivo, parecendo clamar, elevando os braços e batendo palmas energicamente.

Vinte e sete flores vermelhas foram desenhadas sobre os seus braços fortes e peito generoso, transformando-a num símbolo de vida e esperança que claramente se identifica com a designada "Revolução dos Cravos".

Números e letras de desenho irregular sobrepõem-se nas margens superior e inferior, reiterando a data histórica da instauração do sistema democrático em Portugal, consolidado dois anos mais tarde com a Constituição ainda em vigor.


Em termos construtivos, a composição revela três tempos, surgindo com a imagem da mulher (parecida com uma outra contemporânea, posteriormente reproduzida no cartaz da exposição de Júlio Pomar em Odivelas, no ano de 2010), desenvolvendo-se com a proliferação das flores e concluindo-se com a datação; a disposição tendencialmente circular do corpo da figura e dos cravos, bem como o traço vigoroso, conferem-lhe dinamismo e traduzem a ideia de liberdade, ao passo que a sobreposição de camadas gráficas contribui para a noção de um registo presente alicerçado nas conquistas de um passado ainda recente e promissor.

Este cartaz foi oferecido pelo filho mais velho do artista, Alexandre Pomar, ao Museu da Assembleia da República em 2014, por ocasião de uma visita da equipa ao Atelier-Museu Júlio Pomar.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.