fev_17
Segunda metade do século XIX, carvalho, pele e latão, 87 x 173 x 75,5 cm, Fundo Antigo do Palácio das Cortes, n.º inv. MAR 5600.
Pormenor da secretária alegórica à Carta Constitucional.
PEÇA DO MÊS | SECRETÁRIA ALEGÓRICA À CARTA CONSTITUCIONAL

Secretária, em madeira de carvalho, de forma retangular, apresentando na parte frontal do respetivo corpo e ao longo dessa área uma faixa subdividida em três cartelas preenchidas por círculos relevados e entalhados. O primeiro círculo tem um escudo com as cinco quinas, o segundo tem uma folha de papel contornada por decoração vegetalista e com a inscrição "Carta Constitucional da Monarchia Portuguesa" e o terceiro tem um torreão de castelo que representa simbolicamente os cinco castelos conquistados aos mouros pelo primeiro rei português, D. Afonso Henriques.


Os remates superior e inferior da peça são percorridos por frisos de folhas de acanto, relevados e simétricos. Os pés da secretária apresentam decoração similar e terminam em cubo. O tampo é forrado a pele gravada e de tonalidade verde. O verso apresenta quatro gavetas.

Pela inscrição e pela iconografia, que repete a das portas da antiga Sala das Sessões dos Pares do Reino (cujo 150.º aniversário se celebra em 2017), esta peça de mobiliário é representativa do constitucionalismo português e muito particularmente do sistema político que teve por base a Carta Constitucional outorgada por D. Pedro IV em 1826, através da qual se criou o Pariato e o bicameralismo parlamentar. Terá sido usada por um Presidente da Câmara dos Pares.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.