jan_17
Exposição virtual "A prova do tempo | 40 anos de Constituição"

Comissariada por António Hespanha, Ivo Veiga e Maria Inácia Rezola, a exposição multimédia "A prova do tempo | 40 anos de Constituição" esteve patente na Assembleia da República, em abril-junho de 2016, no âmbito das comemorações dos 40 anos da Constituição de 1976.

Com o objetivo de alcançar uma maior divulgação, a mostra foi adaptada para uma exposição virtual, disponível no portal da Assembleia da República. 

A exposição apresenta uma reflexão crítica sobre o texto constitucional e os desafios que se lhe colocam face à evolução da sociedade e a fatores como a globalização, o multiculturalismo, a evolução tecnológica, os mercados financeiros, a tecnocracia, a complexificação de redes sociais, a crise de valores políticos ou o surgimento de ordens jurídicas transnacionais.


A "Abertura" integra uma narrativa sobre a história do constitucionalismo em Portugal, o processo político que conduziu à atual Constituição e às suas revisões, assim como uma explicação relativamente às questões apresentadas nos diferentes núcleos.

Seguem-se cinco núcleos que refletem os temas em debate, através de textos, fotografias, gráficos e vídeos: "A Constituição nas comunidades políticas na era pós-estadual"; "Conteúdos constitucionais"; "A antropologia implícita da Constituição"; "Ainda há lugar para escolhas constitucionais?"; "Como construir uma unidade política em sociedades complexas?".
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.