out_16
ANTES E DEPOIS | BIBLIOTECA

A Biblioteca da Assembleia da República tem origem na antiga Biblioteca das Cortes, criada há 180 anos, em outubro de 1836, por decreto de Passos Manuel.
Sala de leitura da Biblioteca da Assembleia Nacional nos anos 40 do século XX.
Sala de referência da Biblioteca da Assembleia da República nos anos de 1990, atualmente uma sala de reuniões.
Sala de leitura (em cima) e sala de atendimento (em baixo) da Biblioteca na atualidade. Fotografias de Carlos Pombo.
Acolheu um espólio inicial com cerca de 7300 volumes, provenientes do Depósito Geral das Livrarias dos Extintos Conventos, criado em 1834.

Em 1921, foi determinada a sua instalação definitiva numa ala do Andar Nobre do Palácio de São Bento, onde se situavam os dormitórios dos monges do antigo mosteiro beneditino, adaptado às funções parlamentares no século XIX.

Com a designação de Biblioteca da Assembleia Nacional durante o Estado Novo, foram mobiladas quatro salas em 1936 com estantes em dois pisos com galerias de acesso, mesas de leitura e cadeiras em madeira de carvalho, procurando recriar o ambiente de uma biblioteca conventual renascentista.

Ao centro da sala maior, foram colocados os bustos de António de Oliveira Salazar, da autoria de Francisco Franco, e de Passos Manuel, esculpido por Anatole Calmels.

A Biblioteca foi regularmente utilizada para atos públicos do regime do Estado Novo, como reuniões, tomadas de posse ou discursos do Presidente do Conselho.

Após o 25 de Abril, passou a ser designada por Biblioteca da Assembleia da República, sendo retirado o primeiro busto e procedendo-se a sucessivas remodelações no mobiliário.

Já no século XXI, uma das salas foi transformada em espaço de reuniões, acolhendo, nomeadamente, as reuniões da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.

Atualmente possui mais de 180 mil volumes, sendo a sua maioria relacionada com a atividade parlamentar, com particular incidência nas áreas de História, Direito, Economia, Estatística e Relações Internacionais, contando também com um Fundo Antigo, onde se conservam exemplares dos séculos XV a XVIII, e com coleções de legislação nacional.

A Biblioteca da Assembleia da República disponibiliza na Internet o catálogo, recentemente renovado, e a base de dados Legislação Régia. Está aberta ao público para consulta de informação parlamentar, nos dias úteis, entre as 9h00 e as 18h00. Em dias de atividade parlamentar (Plenário e Comissões Parlamentares), a Biblioteca mantém-se aberta até ao final dos trabalhos.

Os espaços da Biblioteca acolhem periodicamente cerimónias e eventos culturais como apresentações de livros, conferências, concertos e espetáculos teatrais.

Ver mais imagens.

Ver também:
Peça do Mês | Busto de Passos Manuel
Exposição "Biblioteca das Cortes – 180 anos"
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.