julho_15
HOMENAGEM A EUSÉBIO


A Assembleia da República concede Honras de Panteão Nacional a Eusébio da Silva Ferreira.
O programa de homenagem a Eusébio inclui ainda a exposição "Portugal Eusébio", a exibição do filme "Pantera negra" e o lançamento de um envelope e de um carimbo do Dia da Trasladação.

Panteão Nacional.
Eusébio. Fotografia do jornal "A Bola".
Eusébio. Fotografia do jornal "A Bola".
Honras de Panteão Nacional a Eusébio da Silva Ferreira
3 julho

No dia 3 de julho, realiza-se a trasladação de Eusébio da Silva Ferreira para o Panteão Nacional, homenageando “o símbolo nacional, o homem solidário, o futebolista e o desportista excecional, (...) marco na divulgação e na globalização da imagem e da importância de Portugal no Mundo.” (Resolução n.º 21/2015)

A cerimónia tem início às 15h15, no Cemitério do Lumiar, com a saída da urna com os restos mortais do jogador do Benfica e da Seleção Nacional, desaparecido em janeiro do ano passado.

Às 15h45, o Padre Delmar Barreiros celebra uma missa de caráter privado, no Seminário da Luz, com a presença da Família, seguindo o cortejo para o Estádio da Luz, onde será feita a primeira curta paragem.

O cortejo percorre depois a Avenida Eusébio da Silva Ferreira, passando pela 2.ª Circular, pelo Campo Grande e pelo Marquês de Pombal.

Uma segunda paragem ocorre no Alto do Parque Eduardo VII, junto à Bandeira Nacional, onde a urna será deslocada do carro fúnebre para o armão militar de tração animal. O cortejo prossegue para a Federação Portuguesa de Futebol e a Assembleia da República, onde ocorrerão novas breves paragens.

Ver percurso do cortejo.

No Panteão Nacional, a cerimónia tem início às 19h00, com a chegada do cortejo pelo Campo de Santa Clara.

Depois da interpretação do Hino Nacional por Dulce Pontes, António Simões faz o elogio fúnebre a Eusébio da Silva Ferreira. Durante a cerimónia, usam ainda da palavra o Presidente da República e a Presidente da Assembleia da República, sendo projetado um vídeo com imagens do futebolista.

Rui Veloso interpreta duas músicas, "África", tema que, conforme refere o artista, teve oportunidade de cantar com Eusébio há cerca de 20 anos, na Ajuda, durante um jantar de amigos, e "Nunca me esqueci de ti".

Às 20h00, depois de assinado o Termo de Sepultura pelo Presidente da República, pela Presidente da Assembleia da República e pelo Primeiro-Ministro, a Banda da Guarda Nacional Republicana executa o Hino Nacional. A seguir, a urna é transportada até à sala onde se encontra a arca tumular onde ficará depositada no Panteão.

Mais informação

Exposição "Portugal Eusébio"
Até 31 julho

A exposição “Portugal Eusébio”, coorganizada com o Museu Cosme Damião, apresenta duas perspetivas de Eusébio: o homem e o atleta. Em 13 expositores estão patentes 13 objetos simbólicos de vários momentos marcantes, quer da sua vida pessoal, quer da sua carreira futebolística, cada um deles ilustrado por uma fotografia, um texto enquadrador e um pequeno filme. O próprio número 13 teria um especial significado para o desportista, por ser o seu número da camisola enquanto jogador da Seleção Nacional. É este cunho simbólico de herói nacional que rodeia a figura de Eusébio que esta exposição procura evidenciar.

Folheto da exposição

Imagens da inauguração (24 de junho)

Entrada livre, limitada à capacidade do espaço.

Horário
Dias úteis: 10h00-17h00*
* última entrada: 16h00
25 de julho: 15h00-17h00

O horário de visitas à exposição pode ser pontualmente alterado por motivo de trabalhos parlamentares.

Por motivo de cerimónias oficiais, não é possível acolher visitantes para a exposição nos dias 1 de julho (manhã) e 16 de julho (tarde).

Em caso de grupos organizados, é necessária marcação:
21 391 97 72 | cic.rp@ar.parlamento.pt

Exibição do filme "Eusébio - A pantera negra"
2 julho | 19h00 | Salão Nobre

O documentário "Eusébio - A pantera negra", realizado por Juan de Orduña, em 1973, relata a vida do jogador de futebol desde a infância, em Moçambique, até à sua consagração.

Produzido quando o atleta anunciou a sua retirada como jogador de futebol, o filme conta com a participação de Eusébio e de Flora, sua mulher.

Entrada livre, condicionada à capacidade do espaço.

Lançamento de envelope e carimbo do Dia da Trasladação
3 julho | 9h15 | Passos Perdidos

O envelope do Dia da Trasladação, com carimbo especial "Trasladação de Eusébio", numa emissão dos CTT, é lançado no dia 3, na Sala dos Passos Perdidos.
Mais informações em: www.parlamento.pt                                                                 ISSN 2183-5349                                  Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.