fev_19
Porcelana e esmaltes polícromos, pint. de Ângelo Chuva (?), Fábrica da Vista Alegre, século XX (1.º quartel), alt. 46 cm, diâm. base 26 cm, MAR 2002.
PEÇA DO MÊS | TALHA COM TAMPA

Talha bojuda, com tampa, em porcelana branca moldada em forma de balaústre. Decoração pintada à mão em esmaltes policromos sobre o vidrado, sem sombreados e sem cambiantes cromáticos. Os motivos são pintados em cores lisas e delineados por traço em cor contrastante.

O corpo da peça é revestido por grandes flores de pétalas amarelas delineadas a castanho, o centro a negro, dispersas por toda a superfície e que se destacam do fundo branco, flores interligadas por caules a negro. No bojo, sobre as flores, de um lado três pássaros estilizados pintados a negro e verde com traço castanho e apontamentos a verde que marcam as penas das caudas, no lado oposto apenas um pássaro com idêntica figuração. Os motivos vegetalistas repetem-se na tampa, de encaixe, em forma de cúpula e com pega em forma de flor.

A decoração destaca-se pela leveza e elegância do desenho dos poucos motivos usados pelo pintor, mas que se articulam harmoniosamente numa repetição contida e valorizando o branco da pasta da porcelana. Marca, assim, já a transição para o estilo Art-deco, ainda que revele proximidade ao estilo Arte Nova nas suas formas onduladas e assimétricas. Tal como outras peças produzidas na mesma época e integradas nos estilos internacionais contemporâneos, provavelmente terá sido influenciada por alguma peça produzida no estrangeiro, numa das grandes manufaturas europeias que então recorriam à colaboração de artistas para a criação das suas peças.


Na base, tem a marca n.º 26 da Vista Alegre, verde grande fogo a carimbo (1881-1921), da época de produção, e pintado a preto o nº 81, correspondente ao pintor. O Museu da Vista Alegre possui um exemplar idêntico, os únicos conhecidos com esta decoração, com a mesma marca e assinado Ângelo Chuva. Ao modelo “Talha chinesa” foi aplicada, posteriormente, a decoração “PP395” criada em 1923, segundo informação deste museu.

Esta talha foi adquirida em 1999 no III Leilão Vista Alegre - lote 165, encontrando-se atualmente exposta na Sala do Governo, no andar nobre do Palácio de São Bento, onde aguardam ou se reúnem os membros do Governo quando se deslocam à Assembleia da República.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.