out_18
PEÇA DO MÊS | A REPÚBLICA NA TOPONÍMIA
DE COIMBRA - COLEÇÃO DE POSTAIS

Conjunto de 30 postais, em estojo de cartão, intitulado "A República na toponímia de Coimbra", em que se inclui também uma brochura explicativa com notas biográficas. Edição realizada pela Câmara Municipal de Coimbra em 2011 no âmbito das Comemorações do Centenário da República (1910 – 2010).

Os postais apresentam fotografias de 26 personalidades relacionadas com a cidade e a Universidade de Coimbra e figuras de referência para o movimento republicano e para a República. O conjunto inclui ainda imagens de três placas toponímicas – Rua 5 de Outubro, Rua 6 de Outubro e Rua Dr. Rosa Falcão e uma perspetiva fotográfica da Praça da República (antiga Praça D. Luís).


A brochura contém 26 páginas numeradas, impressão em papel couché, em tonalidade de fundo sépia (amarelecido) e policroma, na respetiva capa a identificação "A República na toponímia de Coimbra", com imagem da esfera armilar e escudo nacional sobreposto centrados em quadrado, incluindo ainda "1910 – 2010 | Comemorações do Centenário da República".

Neste conjunto de postais comemorativo do Centenário da República são homenageadas as seguintes personalidades: Abílio Roque de Sá Barreto; Afonso Costa; Álvaro Viana de Lemos; Antero de Quental; Anthero Alte da Veiga; António Augusto Gonçalves; António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz; António Granjo; António José de Almeida; António Luis Gomes; Belisário Maria Bustorff da Silva Pinto Pimenta; Bernardino Machado; Cândido dos Reis; Fernando Baeta Bissaya Barreto; Francisco Fernandes Rosa Falcão; Guerra Junqueiro; Humberto Delgado; Jaime Zuzarte Cortesão; João de Deus Ramos; Joaquim Martins de Carvalho; José Falcão; José Maria Mendes Ribeiro Norton de Matos; Manuel Emídio Garcia; Miguel Bombarda; Rafael Bordalo Pinheiro; Teófilo Braga; Tomás da Fonseca.

Esta peça foi oferecida em 1 de fevereiro de 2012 à Presidente da Assembleia da República, Maria da Assunção Esteves, pelo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, por ocasião de audiência realizada na Assembleia da República.

Imagem: Capa da brochura comemorativa do Centenário da República. Personalidades representadas: Bissaya Barreto; Rafael Bordalo Pinheiro; Afonso Costa; e José Falcão
Impressão sobre cartão, 10,5 cm x 15 cm, Inv.º MAR 5162.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.