jul_18
Japão, séc. XX (fim), porcelana e esmaltes policromos sobre o vidrado, alt. 11 x diâm. base 8,2 cm, n.º inv. MAR 1518.
PEÇA DO MÊS | DEFUMADOR

Recipiente para queimar ervas aromáticas, em forma de pequena caixa troncocónica e tampa perfurada, de porcelana de pasta dura coberta exteriormente na totalidade com esmaltes sobre o vidrado no estilo Ko-Kutani. Marcado na base.

O corpo é revestido de esmalte preto coberto por pontilhado azul-turquesa, sobre o qual se destaca em esmalte dourado a decoração Karakusa de enrolamentos de gavinhas e pequenas folhas, assimétrica e pontuada por crisântemos. Junto à base tem cercadura vermelho ferro decorada com folhas lanceoladas douradas, assenta em três pequenos pés trapezoidais, dourados. A tampa, com decoração idêntica e orla vermelho ferro com pontos dourados, tem pomo dourado e três aberturas ovais. O interior não é vidrado.


A porcelana Kutani surgiu no Japão em meados do século XVII, na vila de Kutani, sob o patrocínio do clã Daishoji, extinguindo-se no início do século seguinte. A produção, caracterizada por revestimentos de esmaltes policromos de cores fortes e brilhantes sobre fundos de padrões intrincados, não teve aceitação idêntica à da porcelana de Arita, sua contemporânea, muito apreciada no Ocidente pelas peças em estilo Imari e Kakiemon, que foram então adquiridas para as grandes coleções reais europeias.

A produção no estilo Kutani foi retomada na província de Kaga no início do século XIX, época de revivalismos, mantendo as características de utilização de cores vivas sobre desenhos densos, cobrindo toda a superfície da peça. A divulgação nas exposições universais europeias permitiu a promoção de uma produção industrializada para o vasto mercado da Europa e Estados Unidos da América, sendo a maioria das peças então exportadas revestidas de esmalte vermelho com profusa decoração de ornamentos dourados, denominada Akae. A pesquisa desenvolvida entretanto pelos artesãos japoneses permitiu criar novas técnicas, aperfeiçoando a qualidade da pasta e dos esmaltes, mas também novos modelos e novas decorações. A atual produção, de qualidade excecional, embora renovada, mantém a característica decoração esmaltada sobre o vidrado, com fundo de padrão de pequenos motivos, geometrizante, em contraste com motivos dinâmicos pintados em esmaltes de outra cor.

Esta peça foi oferecida em 6 de setembro de 2001 ao Presidente da Assembleia da República, António de Almeida Santos, pelo Presidente da Câmara dos Conselheiros da Dieta Nacional do Japão, Yutaka Inoue.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.