mai_18
COBERTURA DOS PASSOS PERDIDOS

Os Passos Perdidos situam-se numa área adjacente ao Hemiciclo (Sala das Sessões), onde se encontram as duas entradas principais para esta sala e tem uma área aproximada de 261 metros quadrados e um pé direito de cerca de 9,20 metros.

O teto deste espaço é composto por uma claraboia interior, metálica, onde estão encastrados vidros translúcidos, amovíveis, que permitem a entrada de luz natural (durante o dia) e artificial (durante a noite). A translucidez dos vidros impede os efeitos nefastos da luz natural sobre os painéis expostos nos Passos Perdidos. A estrutura metálica de suporte está orlada por um teto em gesso trabalhado e ornatos, cravados, sobre uma estrutura de barrotes e fasquiados de madeira e suportados por linhadas de gesso e fios metálicos.


A cobertura exterior é constituída por um telhado de uma água em telha marselha. Parte desta cobertura é composta por uma claraboia exterior de vidros duplos, transparentes, amovíveis, assentes em estrutura de alumínio. A claraboia exterior permite a entrada de luz natural que se projeta sobre a claraboia interior de vidro translúcido. Toda a cobertura exterior assenta numa estrutura composta por vigamentos metálicos dispostos em treliça. O vigamento principal é composto por vigas I e os vigamentos secundários são compostos por vigas T, ligadas através de parafusos ou cravadas com rebites de ferro.

O espaço existente entre o teto e a cobertura exterior é composto por passadiços metálicos que permitem a limpeza dos vidros do teto e a manutenção da instalação elétrica inerente à iluminação artificial ali instalada.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.