abr_18
Sessão nacional do Parlamento dos Jovens | Ensino básico, na Sala do Senado, em 2017.
PARLAMENTO DOS JOVENS
Sessão nacional do Parlamento dos Jovens | Ensino básico
16 e 17 abril | Sala das Sessões

São 22 os projetos de recomendação sobre Igualdade de Género que, nos dias 16 e 17 de abril, vão ser debatidos pelos alunos do ensino básico na sessão nacional do Parlamento dos Jovens.

O tema foi lançado pela Assembleia da República no início do ano letivo, e o desafio foi aceite por mais de 450 escolas de todo o país, bem como pelas escolas portuguesas dos círculos da Europa e de Fora da Europa, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade.


Mais de 97 500 alunos estiveram envolvidos em processos eleitorais, debates e sessões plenárias nas escolas e nos distritos e regiões autónomas, tendo sido eleitas 66 escolas e 132 deputados para a sessão nacional do Parlamento dos Jovens, a ter lugar na Assembleia da República.

Durante estes dois dias no Palácio de São Bento, os jovens reúnem-se em comissões e em sessão plenária, fazem perguntas aos Deputados da Assembleia da República e aprovam 10 medidas finais sobre o tema “Igualdade de Género: um debate para tod@s!”

Este ano, o plenário dos jovens, dia 17, tem lugar na Sala das Sessões, uma importante distinção no culminar do trabalho destes jovens. A sessão de abertura conta com a presença do Vice-Presidente da Assembleia da República Jorge Lacão e do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha. Seguem-se as perguntas aos Deputados da Assembleia da República, que participam nas várias etapas do programa desde o início do ano letivo, quer em debates nas escolas, quer nas sessões distritais e regionais.

No final de cada edição do Parlamento dos Jovens, as recomendações aprovadas pelos jovens deputados são analisadas pela Comissão de Educação e Ciência e as medidas tomadas pelo Governo e pelos Grupos Parlamentares no seu âmbito são anualmente publicadas na página da Internet do Parlamento dos Jovens.

A sessão nacional do ensino secundário, subordinada ao mesmo tema, decorre nos dias 14 e 15 do próximo mês de maio.

Pode consultar a agenda da sessão nacional do ensino básico e outras informações sobre o programa Parlamento dos Jovens em www.jovens.parlamento.pt.

Mais informações:
Equipa Parlamento dos Jovens
21 391 70 59 | parlamento.jovens@ar.parlamento.pt

www.facebook.com/jovens.parlamento
www.instagram.com/parlamentodosjovens/

Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.