abril_14
Retrato de Francisco Simões Margiochi, Ferreira Chaves, 1880, óleo sobre tela, inv. MAR 264
PEÇA DO MÊS | UNIFORME DE PAR DO REINO

Uniforme de Par do Reino, constituído por casaca, calças, colete, chapéu bicórnio e espadim, que pertenceu a Francisco Simões d’Almeida Margiochi (1812-1879), 4.º Par do Reino da família Simões Margiochi.

Conjunto constituído por casaca, de lã preta, com debrum a ouro nos punhos e na gola, exibindo folhas de louro, torreões e escudos de quinas, interligados por elos de corrente; colete de fazenda branca de lã, forrado a seda - estas duas peças são rematadas com botões dourados, apresentando coroa real; calças decoradas com galões de fio dourado; chapéu bicórnio preto, ostentando duas fitas sobrepostas de seda moirée azul, com orla branca, e presilha com bordado de fio de ouro, decoração de folhas de louro e plumas brancas na parte superior; o espadim, com bainha e estojo, em cuja decoração destacamos a expressão “La Charte” (referência à Carta Constitucional de 1826), na face anterior do copo apresenta as inscrições correspondentes aos mandatos dos quatro Pares do Reino de nome Simões Margiochi.

A incorporação efetuada por doação de D. Maria Faustina Simões Alves Margiochi (família Simões Margiochi), em 1951, incluiu um retrato a óleo sobre tela de Francisco Simões d’Almeida Margiochi envergando o uniforme de Par do Reino. Esta pintura foi concebida por Ferreira Chaves, em 1880, e está atualmente exposta no hall da Biblioteca da Assembleia da República.
Mais informações em: www.parlamento.pt                                                                 ISSN 2183-5349                                  Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.