nov_17
Rússia. "Krasny Gigant", séc. XX, 32,5 x 14,5; diâm. base 9 cm. Cristal de chumbo e óxido de cobalto, n.º inv. MAR 1508.
PEÇA DO MÊS | JARRA

Jarra de cristal moldado, fabricada segundo a técnica do vidro doublé: sobre uma camada inicial de vidro transparente e incolor foi aplicada uma segunda camada de vidro azul que foi posteriormente lapidada e gravada, retirando a superfície exterior azul e criando os motivos decorativos na base de vidro incolor. De formato cilíndrico com estrangulamentos junto à base e ao rebordo, que é ondulado.

A decoração, de lapidação manual, desenvolve-se em cinco diferentes secções horizontais. Uma junto à base com facetas quadrangulares e três no bojo, a primeira de lapidação cruzada em forma de diamante a que se segue outra de facetas ovaladas e a terceira igualmente em forma de diamante rematada por trifólios. Esta decoração lapidada do bojo é interrompida por outra gravada numa das faces, com grande reserva em forma de escudo quadrangular com cantos inferiores arredondados e ponta ao centro, cujo campo é preenchido por três ramos de espigas dispostos na vertical e atados por fita com laçada. O escudo é envolto por grinalda entrançada com ornatos vegetalistas e fita com laçada, sob a qual três facetas ovaladas completam a decoração desta face. O colo é lapidado com uma faixa de facetas retangulares. A base é decorada por estrela de dezasseis pontas.

A decoração gravada, superficial, sem definição de contornos e pormenores, distancia-se claramente da leveza e da qualidade atingidas pela gravação e cinzelagem manual.

A produção de peças segundo a técnica do vidro doublé divulgou-se a partir da Boémia em meados do século XIX, com grande aceitação, sobretudo o vermelho rubi e o azul-cobalto. Este muito apreciado, à semelhança da porcelana azul e branca, oriental e europeia, decorada a azul-cobalto sob o vidrado.

Esta jarra, produzida pela fábrica russa Krasny Gigant (Gigante Vermelho), foi oferecida por uma delegação da Comissão de Integração Europeia da Assembleia Nacional húngara em 1 de março de 2000, em visita à Assembleia da República.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.