jul_17
PEÇA DO MÊS | POTE COM TAMPA

Pote de grandes dimensões em forma de balaústre, em porcelana de pasta dura vidrada, espessa, com decoração "Wucai" (cinco cores) pintada a azul-cobalto sob o vidrado, em aguadas, e esmaltes policromos sobre o vidrado, nas cores verde, amarelo, vermelho-ferro, manganés e preto. Os motivos pintados a azul-cobalto são realçados a ouro. Os diferentes matizes e sombreados são criados através de variações das cores dos esmaltes aplicados.

No bojo tem cenas de caça a cavalo com falcões, lanças, arcos e flechas, entre rochedos e árvores. Veados, coelhos e tigres são os animais perseguidos. Numa das faces está representada uma tenda, em cujo interior uma figura masculina sentada no chão fuma um longo cachimbo servido por criado, enquanto outro passeia um cão com trela. A orla superior do bojo tem reservas recortadas em forma de cabeça de "ruyi", preenchidas alternadamente por um cavalo azul sobre ondas vermelho-ferro e um ramo floral policromo.


O colo, curto, é decorado a azul, vermelho-ferro e ouro, com peónias e crisântemos, alternados. Base sem vidrado e sem marcas.

A tampa é de encaixe em forma de cúpula com pega em forma de botão redondo e bicudo, decorada com rochedo azul e flores nos mesmos esmaltes do pote. Tem duplo filete azul na orla.

A decoração é tipicamente oriental, antecedendo a época de grande produção em massa para o mercado europeu com formas e motivos europeus, de manufatura menos cuidada. Todo o espaço do bojo é preenchido por cenas da vida quotidiana, numa sequência contínua e densa, com grande dinamismo, alicerçado na forte gama cromática utilizada pelo pintor e no realismo dos pormenores.

A pintura destas peças realizava-se em duas etapas, na primeira era executada a decoração azul com óxido de cobalto sobre a pasta cerâmica, seguida de aplicação de vidrado e cozedura a elevada temperatura. Uma segunda fase compreendia a pintura com esmaltes sobre o vidrado e uma nova cozedura a temperatura mais baixa, cerca de 800º C.

Este pote, cuja proveniência e data de incorporação são desconhecidas, está exposto na Sala de Jantar do Presidente da Assembleia da República.

Pote com tampa
China. Dinastia Qing, Reinado Kangxi (1662-1722)
60 (A) x 27 (Ø) cm
Porcelana e esmaltes policromos
N.º inv. MAR 2009

Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.