jun_17
DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS
9 junho

Para assinalar o Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho, são disponibilizadas no portal do Parlamento as coleções históricas do Arquivo Fotográfico da Assembleia da República:

- Joshua Benoliel que representa a vida política do fim da Monarquia Constitucional e durante a 1.ª República;
- Estado Novo com imagens dos acontecimentos mais marcantes da atividade parlamentar e envolvendo as personagens políticas da época;
- Miranda Castela composta essencialmente por imagens da Revolução e do pós-25 de Abril;
- Mariano Piçarra com fotografias de autor sobre espaços e obras do Palácio de S. Bento;

- Fotografias de espaços do Palácio provenientes do Museu da Assembleia da República;
- Fotografias dos Deputados da Monarquia, Deputados e Senadores da República e Deputados do Estado Novo;
- Álbum com imagens da reconstrução do Palácio realizadas após o incêndio de 1895, entre 1896 e 1903, oferecido à Assembleia da República pela Ordem dos Engenheiros.

Aproveitando este dia importante para os arquivos, pelo que representam na conservação e divulgação da memória de um país e do mundo, apresenta-se o texto original da proposta de lei do Ministro dos Negócios Eclesiásticos e Justiça, Augusto Barjona de Freitas, sobre a reforma penal das prisões e a abolição da pena de morte e de trabalhos públicos. Esta proposta de lei deu origem à carta de lei de 1 de julho de 1867.

Os 150 anos da publicação desta lei serão assinalados pela Assembleia da República, nomeadamente através de uma exposição, a inaugurar em julho, e do lançamento de uma edição comemorativa, em dezembro.

1.ª página:
- Chegada do Infante D. Afonso ao Palácio das Cortes para a cerimónia de aclamação do rei D. Manuel II. Fotografia de Joshua Benoliel.
- Construção da Sala das Sessões, c. 1896-1903, fotografia de A. Serra Ribeiro.
Página de detalhe:
- Aspeto exterior do Palácio de São Bento depois da sessão solene de abertura da Assembleia Nacional, 11 de janeiro de 1935.
- Gabinete do Presidente da Câmara Corporativa, anos 40 do século 20. Fotografia de Bertrand & Irmãos, Lda.
- Manifestação de trabalhadores da construção civil, que cercaram o Palácio de São Bento, onde decorriam os trabalhos da Assembleia Constituinte, 12 de novembro de 1975. Fotografia de Miranda Castela.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.