Comunicar | out 2018
out_18
O BUSTO DA REPÚBLICA

Após a Revolução de 5 de Outubro de 1910, surgem novos símbolos para representar o regime republicano. Logo na primeira sessão da Assembleia Nacional Constituinte, em 19 de junho de 1911, são aprovados o hino nacional – A Portuguesa – e a nova bandeira. 
PEÇA DO MÊS | A REPÚBLICA NA TOPONÍMIA
DE COIMBRA - COLEÇÃO DE POSTAIS

Conjunto de 30 postais, em estojo de cartão, intitulado "A República na toponímia de Coimbra", em que se inclui também uma brochura explicativa com notas biográficas. Edição realizada pela Câmara Municipal de Coimbra em 2011 no âmbito das Comemorações do Centenário da República (1910 – 2010).

Os postais apresentam fotografias de 26 personalidades relacionadas com a cidade e a Universidade de Coimbra e figuras de referência para o movimento republicano e para a República. O conjunto inclui ainda imagens de três placas toponímicas – Rua 5 de Outubro, Rua 6 de Outubro e Rua Dr. Rosa Falcão e uma perspetiva fotográfica da Praça da República (antiga Praça D. Luís). 
FLASH | ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA (2011)

A 20 de outubro de 2011, a Assembleia da República assinala o encerramento das Comemorações do Centenário da República com um programa que inclui, entre outras iniciativas, uma reunião plenária, a inauguração da exposição "A Assembleia Constituinte e a Constituição de 1911", cerimónias de apresentação de livros e a entrega do diploma ao vencedor do Prémio "O Parlamento e a República".

Imagens | Programa | Reunião plenária
DITOS PARLAMENTARES

"Que é legislar? É dar remédio às necessidades do tempo."

José Estêvão de Magalhães

Diário das Cortes Gerais, Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa, 6 de outubro de 1937, p. 151.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.