Comunicar | abr 2018
abr_18
LIBERDADE CULTURAL (1975)

O tema da liberdade cultural está presente nos debates da Assembleia Constituinte de 1975-1976, em particular na questão relativa à intervenção do Estado na programação ideológica da cultura. 
Cartaz editado em 1923 em homenagem aos combatentes da Grande Guerra. BNP.
EVOCAÇÃO DA BATALHA DE LA LYS (1924)

A Batalha de La Lys, na Flandres, travada a 9 de abril de 1918, marca tragicamente a participação de Portugal na Grande Guerra (1914-1918), com uma ofensiva do exército alemão a derrotar as forças portuguesas, que, desfalcadas e física e moralmente esgotadas, deveriam ser rendidas nesse mesmo dia.

O confronto provoca 398 mortos e 6585 prisioneiros de guerra entre os militares portugueses (1), representando o declínio da presença em França do Corpo Expedicionário Português (CEP). (2)

A 9 de abril de 1924, a Câmara dos Deputados assinala o sexto aniversário da Batalha de La Lys, prestando homenagem aos portugueses mortos na Grande Guerra. Vários oradores salientam que, apesar da derrota militar, o exército português, "depauperado por uma longa permanência nas trincheiras", resistiu valentemente ao ataque alemão, transformando o 9 de Abril numa data histórica para o país. 
PEÇA DO MÊS | MEDALHA COMEMORATIVA DO 5.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

Esta medalha, de abril de 1979, foi encomendada pela Assembleia da República a José Maria Cabral Antunes, por ocasião do 5.º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, que conduziu à instauração do regime democrático em Portugal.

Na medalha circular em bronze (liga de cobre, estanho e zinco), visualiza-se no anverso o seguinte:

Ao centro, um homem de pé, em posição frontal, vestido com calças, cinto e sapatos, de tronco nu, braços estendidos ao alto e com as mãos abertas.

Atrás dele, o mapa de Portugal, encimado por um sol com a legenda "25 de Abril".

Abaixo, uma maçaroca de milho e uma espiga de trigo.

À direita, um edifício de fábrica com chaminés a fumegarem, uns cravos, a data 1979 e a identificação do autor.

Mais abaixo, uma evocativa figura feminina, também de pé, com panejamento sobre o corpo semidesnudado, a mão direita a agarrar uma roda de leme, que tem inscrita a seguinte legenda: "RUMO AO FUTURO". 
FLASH | SERENATA DE FADO DE COIMBRA (2008)

Na noite de 24 de abril de 2008, teve lugar, no Claustro do Palácio de S. Bento, uma Serenata de Fado de Coimbra, integrada nas comemorações do 34.º aniversário da Revolução do 25 de Abril.

Este evento, gratuito e aberto ao público, contou com a participação dos grupos estudantis de fados e guitarradas de Coimbra "Despertar" e "Em Cantos".

Imagens
Jorge Sampaio em 1988.
DITOS PARLAMENTARES

As comemorações do 25 de Abril não podem ser comemorações simbólicas, têm de ser comemorações cívicas, onde fique bem claro que acima das nossas divergências políticas há valores fundamentais que nenhum de nós pode violar, e são esses que devemos transmitir geração após geração.

Jorge Sampaio na Reunião Solene Comemorativa do 25 de Abril em 1988.

Diário da Assembleia da República, 26 de abril de 1988, p. 3188.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.