Comunicar | fev 2017
fev_17
HOMENAGEM A MÁRIO SOARES

"Sempre considerei – e considero – a Assembleia da República como o centro vital da democracia. Honro-me de ter sido parlamentar. Deputado às Constituintes, fui sucessivamente reeleito em todas as legislaturas. Nos últimos dez anos vivi momentos históricos, exaltantes, neste hemiciclo, de que guardo indelével recordação."

Mário Soares na tomada de posse como Presidente da República, 9 de março de 1986
RECEÇÃO AOS CHEFES DE MISSÃO DIPLOMÁTICA
5 janeiro | Salão Nobre

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, recebeu os Chefes de Missão Diplomática portugueses, por ocasião do Seminário Diplomático de 2017. A cerimónia contou com a atuação do Coro da Assembleia da República.
CUMPRIMENTOS DE ANO NOVO AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
6 janeiro | Palácio de Belém

O Presidente da Assembleia da República, acompanhado pelos Vice-Presidentes, pelos Secretários e Vice-Secretários da Mesa, pelos Líderes Parlamentares e pelo Deputado do PAN, apresentou cumprimentos de Ano Novo ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
CERIMÓNIA DE ATRIBUIÇÃO DO NOME DE ANTÓNIO DE ALMEIDA SANTOS AO AUDITÓRIO DO NOVO EDIFÍCIO
18 janeiro | Novo Edifício

A cerimónia de atribuição do nome de António de Almeida Santos ao Auditório do Novo Edifício da Assembleia da República homenageou o antigo Presidente do Parlamento, que desempenhou o cargo entre 1995 e 2002, por ocasião do primeiro aniversário do seu falecimento. 
DIA DE MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO
26 janeiro | Andar Nobre

O Parlamento assinalou o Dia de Memória do Holocausto (27 de janeiro), instituído em 2010 por Resolução da Assembleia da República, através da realização de uma cerimónia evocativa, que contou com intervenções do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, da Embaixadora de Israel em Lisboa, Tzipora Ramon, e do Presidente da Comunidade Israelita de Lisboa, Gabriel Steinhardt.

Neste âmbito, foi inaugurada a exposição "Deportados portugueses da II Guerra Mundial. Do internamento em França aos campos de concentração nazis", com apresentação do Deputado João Rebelo, Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Israel, e exibido o filme "The Eichmann show", com comentários da jornalista Patrícia Carvalho e de Esther Mucznik, Presidente da Associação Memoshoa.

No dia seguinte, foi aprovado em Plenário um voto de pesar pelo Dia Internacional de Memória das Vítimas do Holocausto.
COLÓQUIOS E CONFERÊNCIAS
Seminário "Cooperação da CPLP no quadro da União Europeia, que instrumentos?"
25 janeiro | Sala do Senado

A Delegação da Assembleia da República à Assembleia Parlamentar da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) promoveu um seminário subordinado ao tema "Cooperação da CPLP no quadro da União Europeia, que instrumentos?"

Aceda à gravação vídeo.
Conferência "Refugiados e migrações: a prevenção de conflitos e as soluções duradoiras"
31 janeiro | Auditório António de Almeida Santos

A Subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação, da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, organizou a Conferência "Refugiados e migrações: a prevenção de conflitos e as soluções duradoiras", que teve como convidado de honra o antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, na qualidade de Presidente da Plataforma Global de Apoio a Estudantes Sírios.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE) | Sessão Plenária de 2017 - 1.ª Parte
23 a 27 janeiro | Estrasburgo

No decorrer da sessão plenária da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE), a Deputada Ana Catarina Mendes foi eleita, por unanimidade, Vice-Presidente desta assembleia. O Deputado Adão Silva foi eleito Presidente da Subcomissão para a Deficiência e a Discriminação Múltipla e Intersectorial da Comissão sobre a Igualdade e a Não Discriminação da APCE.
Cerimónia de Boas-Vindas ao Presidente da República da Sérvia
26 janeiro

O Presidente da República da Sérvia, Tomislav Nikolic, foi recebido em Cerimónia de Boas-Vindas na Assembleia da República.

Veja a reportagem fotográfica.
Cerimónia de Boas-Vindas ao Presidente da República Helénica
31 janeiro

A Assembleia da República recebeu em Cerimónia de Boas-Vindas o Presidente da República Helénica, Prokópis Pavlópoulos.

Veja a reportagem fotográfica.
ASSUNTOS EUROPEUS
Reunião de Presidentes da COSAC
22 e 23 janeiro | Malta

A dimensão parlamentar da Presidência de Malta do Conselho da União Europeia organizou a Reunião de Presidentes da COSAC (Conferência dos Órgãos Parlamentares Especializados nos Assuntos da União), que contou com a presença, entre os oradores, do 1.º Vice-Presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans. Esta reunião debateu as prioridades da Presidência de Malta do Conselho da União Europeia e o Programa de Trabalho da Comissão Europeia para 2017. A Assembleia da República foi representada pela Presidente da Comissão de Assuntos Europeus, Regina Bastos.
Semana Parlamentar Europeia
30 janeiro a 1 fevereiro | Parlamento Europeu | Bruxelas

Por ocasião da Semana Parlamentar Europeia, o Parlamento Europeu organizou, nos dias 30 e 31, a Conferência Interparlamentar sobre o Semestre Europeu 2017, que incluiu uma sessão plenária e três reuniões interparlamentares, organizadas respetivamente pela Comissão de Assuntos Económicos e Monetários (ECON), pela Comissão de Emprego e Assuntos Sociais (EMPL) e pela Comissão de Orçamentos (BUDG), todas do Parlamento Europeu.

Nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, realizou-se a Conferência Interparlamentar sobre Estabilidade, Coordenação e Governação Económica na União Europeia, que foi co-organizada pelo Parlamento de Malta e pelo Parlamento Europeu. Entre os oradores, estiveram, designadamente, o Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, o Presidente do Eurogrupo Jeroen Dijsselbloem, o Comissário Europeu Pierre Moscovici e o Secretário-Geral da OCDE, Angel Gurría. A Assembleia da República foi representada por uma delegação parlamentar composta por Deputados das Comissões de Assuntos Europeus, de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa e de Trabalho e Segurança Social.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.