Comunicar | fev 2017
fev_17
ADIANTAMENTOS À CASA REAL (1906)

No período final da Monarquia Constitucional, o adiantamento de verbas à Casa Real, como forma de os sucessivos Governos cobrirem as despesas que ultrapassavam a dotação orçamental fixada para os gastos reais, é uma das matérias aproveitadas pelos republicanos para criticar o regime. 
Segunda metade do século XIX, carvalho, pele e latão, 87 x 173 x 75,5 cm, Fundo Antigo do Palácio das Cortes, n.º inv. MAR 5600.
PEÇA DO MÊS | SECRETÁRIA ALEGÓRICA À CARTA CONSTITUCIONAL

Secretária, em madeira de carvalho, de forma retangular, apresentando na parte frontal do respetivo corpo e ao longo dessa área uma faixa subdividida em três cartelas preenchidas por círculos relevados e entalhados. O primeiro círculo tem um escudo com as cinco quinas, o segundo tem uma folha de papel contornada por decoração vegetalista e com a inscrição "Carta Constitucional da Monarchia Portuguesa" e o terceiro tem um torreão de castelo que representa simbolicamente os cinco castelos conquistados aos mouros pelo primeiro rei português, D. Afonso Henriques. 
O Salão Nobre nos anos de 1940 (fotografia de Horácio Novais) e em 2011 (fotografia de Miguel Saavedra). Arquivo Histórico Parlamentar.
ANTES E DEPOIS | SALÃO NOBRE

O Salão Nobre do Palácio de São Bento situa-se no local outrora ocupado pelo coro alto da igreja do Mosteiro de São Bento da Saúde. Foi construído por haver necessidade de uma sala vocacionada para receções oficiais, tendo a obra sido entregue ao arquiteto Pardal Monteiro e executada em 1941.

O estilo arquitetónico desta sala, bem como a sua decoração inserem-se na estética do Estado Novo, seguindo o conteúdo programático da sua política cultural e histórica.

As paredes estão decoradas com pinturas murais a têmpera, iniciadas por Sousa Lopes e continuadas por Domingos Rebelo e Joaquim Rebocho, reproduzindo episódios da expansão marítima portuguesa:

- Infante D. Henrique entrega o plano das descobertas ao capitão da Armada;
- Vasco da Gama recebe os emissários do Samorim de Calecute;
- Tomada de Ceuta;
- Diogo Cão, na foz do rio Zaire
FLASH | POSSE DO PRESIDENTE MÁRIO SOARES (1991)

A 9 de março de 1991, o Presidente da República Mário Soares tomava posse no Parlamento, após a sua reeleição no dia 13 de janeiro anterior, com uma percentagem de 70,35%, correspondendo a 3 459 521 votos.

Veja a reportagem fotográfica e aceda à ata da sessão.
DITOS PARLAMENTARES

"A democracia é difícil. Não é fácil a um país que viveu o que nós vivemos, que passou cinquenta anos sob uma férrea ditadura, aprender a liberdade, praticar a tolerância e acreditar na democracia. É difícil, mas é a única luta por que vale a pena lutar."

Mário Soares, Deputado Constituinte, na sessão de encerramento da Assembleia Constituinte, no dia 2 de abril de 1976.
Diário da Assembleia Constituinte, n.º 132, 3 de abril de 1976, p. 4432.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.