Se tem dificuldade em visualizar esta newsletter, clique aqui.
Assembleia da República
Newsletter 06@1-XI
08 de abril de 2010
Mais informações em : http://www.parlamento.pt
    II Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP)
  
Na Assembleia da República

A Assembleia da República de Portugal acolheu, de 8 a 10 de Março de 2010, as delegações dos Parlamentos que integram a Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), tendo em vista a realização da sua II reunião, sob a presidência da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe.

Constantes do Programa previamente aprovado, os temas sobre os quais convergiram as reflexões dos participantes consubstanciaram, no final dos trabalhos, as respectivas conclusões e recomendações.

A apresentação dos temas foi feita pelos oradores designados para o efeito, nomeadamente, pelos Presidentes dos Parlamentos ou seus representantes e ainda, pelo Primeiro-Ministro da República Portuguesa, José Sócrates, pelo Presidente do Conselho de Ministros da CPLP, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, pelo Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, pelo Governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio e pela Directora Executiva do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), Amélia Mingas.

As matérias abordadas salientaram, no espaço da CPLP, os aspectos relacionados com a cultura, a história, a promoção da língua portuguesa – o novo Acordo Ortográfico e o papel do IILP -, a consolidação da democracia, a aproximação dos cidadãos – a circulação e a cidadania -, a situação sócio-económica das mulheres, a concertação dos interesses junto das organizações internacionais, a reflexão sobre medidas de política económica e financeira, a adopção de novas regras de política monetária e de definição do papel regulador e estabilizador do Estado e as preocupações ambientais e de segurança. Na mesma sequência, foi considerada relevante a assinatura de um Protocolo Inter-institucional, com vista ao estabelecimento de formas de relacionamento e de coordenação entre os órgãos da CPLP.

Na perspectiva da continuação de uma estratégia de reforço da cooperação entre os Parlamentos da Comunidade tomou especial relevo a análise dos instrumentos jurídicos conducentes à concretização das medidas a adoptar para o efeito, designadamente no contexto da harmonização das legislações dos Estados-membros: a aprovação do projecto da Convenção-Quadro relativa ao estatuto do Cidadão da CPLP, a ratificação de forma cabal do Acordo Ortográfico e a criação de Comissões Nacionais do IILP, implementação da Estratégia Global de Cooperação (Cimeira de Bissau, 2006), do Plano Indicativo de Cooperação e dos Acordos relativos às matérias de circulação.

Nesse domínio, assumiu especial importância o assunto relacionado com a necessidade de introduzir aspectos estruturais à organização da Assembleia Parlamentar, no quadro dos objectivos que a subjazem, através da análise e da definição de uma sede, de secretariado, de quotização e de regulamentação interna, de entre outros.

Na vertente parlamentar, foi distinguida a criação de três comissões especializadas permanentes a implementar nas áreas: “Política, Estratégia, Legislação, Cidadania e Circulação”; “Económica, Ambiental e de Cooperação” e “Língua, Educação, Ciência e Cultura”.

Foi igualmente reconhecida a necessidade de promoção da cooperação bilateral e multilateral e a intensificação do intercâmbio entre Deputados e Funcionários parlamentares, constituindo-se como um dos mais importantes instrumentos, a melhoria da comunicação interparlamentar, através da adopção de um sítio na internet, entendido como espaço privilegiado de divulgação das actividades. Cabe aqui referir que os Secretários-Gerais dos Parlamentos, reunidos nesta ocasião, haviam já aprovado o modelo de sítio a implementar.

No decurso da conferência, a Assembleia Parlamentar rendeu um minuto de silêncio em memória das vítimas das cheias que assolaram a Ilha da Madeira e pela morte da poetisa são-tomense, Alda do Espírito Santo.

O Parlamento Nacional de Timor-Leste assumirá a presidência da AP-CPLP em 2011 e 2012.

No dia 8 de Março, teve lugar a IV Conferência da Rede de Mulheres Parlamentares de Língua Portuguesa (RM-AP-CPLP), presidida pela Senhora Deputada Maria das Neves Batista de Sousa (ANSTP), durante a qual foram apreciados e votados temas relativos à comemoração do Dia Internacional da Mulher, ao Relatório de Actividades da RM-AP-CPLP 2009-2010, ao Plano de Acção 2010-2011, à revisão do Estatuto da Rede de Mulheres Parlamentares e à fixação da data da realização das Jornadas Parlamentares, para os dias 14 e 15 de Junho de 2010, em São Tomé e Príncipe.

Refira-se ainda a realização da reunião dos Secretários-Gerais dos PLP (ASG-PLP), presidida pelo Secretário-Geral da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, Dr. Romão Couto. A referida reunião cumpriu a agenda estabelecida, pronunciando-se sobre o ponto da situação dos sites dos Parlamentos de Língua Portuguesa e a programação das actividades da ASG-PLP para 2010.

08-03-2010
 
    Café de Ciência
  
Café de Ciência - subordinado ao tema "Ciência para a Biodiversidade"

A Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, em colaboração com a “Ciência Viva” e o Conselho dos Laboratórios Associados, organizaram no dia 17 de Março, a quinta edição do Café de Ciência.

O Café de Ciência proporciona um debate entre investigadores e deputados, contribuindo para o estabelecimento de redes de contactos que permitam apoiar a decisão política no conhecimento científico.

A edição deste ano teve como tema «Ciência para a Biodiversidade».

Alguns dos tópicos abordados neste evento, foram:
Especificidade da biodiversidade portuguesa
Porque é que Portugal tem tanta biodiversidade?
Biodiversidade e sociedade
Quais os impactos da redução da biodiversidade para a economia, a saúde, o bem-estar, a cultura?
Há microorganismos que nos ajudam a viver. Estará a nossa biodiversidade microbiana em risco?
A preservação da Biodiversidade em Portugal: ponto da situação
O que foi feito e o que falta fazer.
Perspectivas Futuras
Será a preservação da biodiversidade capaz de mobilizar a comunidade internacional?
Que papel para as empresas?
Que papel para os educadores?

Os recursos biológicos estão na base do desenvolvimento social e económico, sendo a biodiversidade essencial para a manutenção dos sistemas de suporte de vida no nosso planeta. Nos últimos anos, apesar do reconhecimento gradual da importância dos bens e serviços produzidos pelos ecossistemas, o declínio do número de espécies e habitats atingiu proporções preocupantes, em muitos casos devido à actividade humana.
Portugal tem 75% do território incluído no “hotspot” de biodiversidade do Mediterrâneo. Apesar da sua pequena dimensão, possui 43% da fauna de vertebrados terrestres existentes na União Europeia, alberga espécies de influência mediterrânica e atlântica e é o quarto país europeu com maior número de espécies vegetais endémicas.
O papel da Ciência é cada vez mais relevante para o levantamento e monitorização das espécies, dos seus habitats e para o estudo e preservação dos recursos genéticos.

17-03-2010
 
    Exposição
  
Exposição “José Estêvão: Revolução e Liberdade 1809-1862”

No âmbito das Comemorações do Bicentenário de José Estêvão (1809-1862), o Presidente da Assembleia da República inaugurou no Salão Nobre do Palácio de São Bento, dia 23 de Março de 2010, uma exposição dedicada ao antigo parlamentar.

A exposição está dividida em seis núcleos que procuram enquadrar as vivências individuais de José Estêvão no seu contexto histórico, valorizando-se especialmente a sua actividade política e parlamentar: “De Aveiro à Universidade de Coimbra (1809-1825)”; “Sob o signo da guerra civil (1829-1836)”; “O jovem tribuno radical (1837-1844)”; “Da Revolução à Regeneração (1845-1855)”; “O grande orador da Regeneração (1856-1862)” e “Morte e memória de José Estêvão”.

Os elementos que integram a exposição (gravuras, pinturas, fotografias, documentos de arquivo, peças) dão a conhecer os vários espaços em que se desenrolou a vida de José Estêvão e a sua participação activa em acontecimentos marcantes da histórica política portuguesa da primeira metade do século XIX, mostrando também o indivíduo nas suas relações afectivas e familiares. Destaca-se a qualidade de orador de José Estêvão, nomeadamente através da apresentação de documentos do Arquivo Histórico Parlamentar.
________________

Exposição “José Estêvão: Revolução e Liberdade 1809-1862”
Comissário: Prof. Júlio Rodrigues da Silva
Salão Nobre, Palácio de São Bento
24 de Março – 20 de Abril de 2010
2.ª feira a 6.ª feira – visitas guiadas 11h00 e 15h00, mediante marcação prévia
Telefone: 21 3917156
de.correio@ar.parlamento.pt

24-03-2010
 
 
    Aconteceu
  
Reuniões Plenárias em Março
 
 
31-03-2010 [+Inf.]
 
  
Audições nas Comissões Parlamentares
 
 
31-03-2010 [+Inf.]
 
  
A Assembleia da República contrata...
 
 
31-03-2010 [+Inf.]
 
  
A Assembleia da República Recruta
 
 
21-04-2010 [+Inf.]
 
  
Plano Anticorrupção da Assembleia da República
 
 
25-03-2010 [+Inf.]
 
  
Uma Sala das Sessões para o Século XXI
 
 
25-03-2010 [+Inf.]
 
  
122.ª Assembleia da UIP – Banguecoque – 27 de Março a 1 de Abril
 
 
27-03-2010 [+Inf.]
 
  
Apresentação do livro "A Revolução de António e Oriana"
 
 
24-03-2010 [+Inf.]
 
  
Seminário "Os Cidadãos e o Tratado de Lisboa"
 
 
23-03-2010 [+Inf.]
 
  
Vice-Presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, na Assembleia da República
 
 
23-03-2010 [+Inf.]
 
  
O Presidente da Assembleia da República conferiu posse à Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar relativa à relação do Estado com a Comunicação Social, nomeadamente, actuação do Governo na compra da TVI
 
 
18-03-2010 [+Inf.]
 
  
Concerto pelo Grupo “Choral Phydellius”
 
 
17-03-2010 [+Inf.]
 
  
Reuniões Interparlamentares com o Parlamento Europeu
 
 
16-03-2010 [+Inf.]
 
  
Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau na Assembleia da República
 
 
16-03-2010 [+Inf.]
 
  
Ministro da Defesa da Sérvia na Assembleia da República
 
 
15-03-2010 [+Inf.]
 
  
6.ª Reunião Plenária da Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica
 
 
13-03-2010 [+Inf.]
 
  
O Presidente do Tribunal de Contas Europeu na Assembleia da República
 
 
09-03-2010 [+Inf.]
 
  
Apresentação do Estudo "O Impacto da Discriminação com base na Deficiência nas Mulheres"
 
 
08-03-2010 [+Inf.]
 
Subscrever Newsletter
Alterar Subscrição
Se preferir não receber mais a nossa Newsletter
Sugerir Newsletter
 
 
Comentários e Sugestões