jan_16
Perspetiva do Mosteiro de São Bento da Saúde, segundo projeto do Arq. Baltasar Álvares, c. 1730-1750. Arquivo da FBAUP, E-6-20.
Colleccão de todas as cousas mais atendiveis, e Superiores, que se admiraõ no Süptuozo Mostr.º de S. Bento da Saude de Lx.ª como são, o seu prospecto, ou vista exterior, e interior de pois de completo; o plano de todo o seu Edificio, como taobem todas as Suas portas Geraes com differentes desenhos. Edição fac-similada. Lisboa: Assembleia da República, 2015.
ISBN 978-972-556-655-8

Em novembro de 2015, assinalaram-se quatro séculos de utilização do edifício onde se encontra sediada a Assembleia da República com um conjunto de iniciativas, entre as quais se inclui a edição fac-similada de uma fonte documental inédita pertencente ao espólio da Faculdade de Belas-Artes do Porto.


O documento, concebido por um monge beneditino anónimo em data incerta (em época pouco anterior o terramoto de 1755, a avaliar pela caligrafia, pela ortografia, pela estética e pelo estado da construção), constitui um álbum de desenhos com os planos de arquitetura da vista exterior e interior do Mosteiro de São Bento da Saúde.

É composto por 19 folhas numeradas no canto superior direito e 5 folhas não numeradas, apresentando no seu verso uma breve descrição manuscrita. Verifica-se a existência de texto no final de algumas imagens, apenas visível quando analisadas a contraluz.

Ainda que tenha chegado aos nossos dias com algumas lacunas, o documento atesta o essencial do projeto inicial do mosteiro beneditino, contribuindo para o conhecimento da história documental do atual edifício do Parlamento português.

A obra encontra-se disponível para consulta na Biblioteca da Assembleia da República.

Ver também artigo sobre a exposição "O Mosteiro de São Bento da Saúde: de Casa Religiosa a sede do Parlamento".
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.