dez_15
EVOLUÇÃO DA FACHADA DO EDIFÍCIO DO PARLAMENTO

O Palácio de São Bento, edifício principal da Assembleia da República, tem as suas origens num mosteiro beneditino projetado pelo arquiteto Baltasar Álvares e edificado em Lisboa, remontando o início da sua construção ao ano de 1598.
Remodelação da fachada principal do Palácio da Assembeia Nacional (pormenor). "Diário de Notícias", 5 de novembro de 1938.
Ainda por concluir, entrou em funcionamento em 1615 e foi extinto em 1833, na sequência de um Decreto da Comissão para a Reforma Eclesiástica que antecedeu o Édito da Extinção das Ordens Religiosas. Passou a ter funções laicas em 1834, por determinação de D. Pedro IV que nele instalou as duas Câmaras Parlamentares, à época (a dos Deputados e a dos Pares do Reino), sendo, então, denominado Palácio das Cortes. Tendo recebido diferentes designações e sofrido várias adaptações estruturais em distintos momentos políticos, guarda na atual denominação a memória dos seus tempos monásticos.

Veja imagens da evolução da fachada principal do edifício e das zonas envolventes.

Por ocasião dos 400 anos de utilização deste imóvel histórico, classificado como Monumento Nacional desde 2002, o Parlamento Português apresenta a exposição "O Mosteiro de São Bento da Saúde: de Casa Religiosa a sede do Parlamento".
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.