maio_14
SESSÕES NACIONAIS DO PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS 2013/2014
5 e 6 maio - Ensino Básico | 26 e 27 maio - Ensino Secundário

As sessões nacionais do Programa Parlamento dos Jovens, que representam o culminar de um trabalho que tem início nas escolas, decorrem no Palácio de S. Bento durante dois dias, sendo o primeiro destinado às reuniões de Comissão, para debate dos projetos de recomendação sobre o tema, e o segundo à Sessão Plenária, em que os jovens efetuam o debate e a votação final da Recomendação à Assembleia da República, após um período de perguntas aos Deputados de todos os Grupos Parlamentares.
Evolução das escolas participantes no programa

Este ano letivo, participaram no programa 759 escolas de todo o país e estiveram em debate os temas Drogas – evitar e enfrentar as dependências (ensino básico) e Crise Demográfica – emigração/natalidade/envelhecimento (ensino secundário).

Após uma fase de discussão do tema nas escolas e de um processo eleitoral interno, a que se seguiram as sessões distritais/regionais, foram selecionadas 62 escolas do ensino básico e 65 do ensino secundário para participarem nas sessões nacionais, cada uma com 2 deputados. De registar a presença, na sessão nacional do secundário, de jovens da Escola Portuguesa de Macau e da Escola Portuguesa Ruy Cinatti - Díli, em representação do círculo de Fora da Europa.

Na presente edição os Deputados da Assembleia da República estiveram presentes em 322 debates, a convite das escolas, e em 40 sessões distritais e regionais, prevendo-se ainda a sua participação nas sessões nacionais, quer nas reuniões de comissão, quer na sessão plenária.
Mais informações em: www.parlamento.pt                                                                 ISSN 2183-5349                                  Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.