mai_18
PEÇA DO MÊS | JIANG-WEI, MÁSCARA DA ÓPERA NACIONAL DA CHINA

Jiang Wei é a personagem principal da ópera "Iron Cage Mountain", numa adaptação de um episódio da clássica obra épica chinesa "Romance dos Três Reinos". Baseia-se num personagem real, Jiang Wei, nascido em 202, e sucessor de Zhuge Liang, no reino de Wei.

Mestre taoista, comandante dos exércitos do reino, dotado de grandes capacidades militares e um profundo conhecedor do Universo, era aos 27 anos o principal general de Zhuge. Alvo de invejas e calúnias, no regresso de uma das suas vitoriosas campanhas militares foi impedido de entrar na cidade do reino de Wei. Na sequência deste episódio refugiou-se no reino de Shu, governado por Liu Pei, adversário do reino de Wei, tornando-se o seu principal conselheiro e estratega militar.


Apesar de Jiang Wei ser um personagem justo e de caráter, o facto de mudar de reino pode indiciar uma aparente deslealdade. Em consequência, nesta máscara não é retratado com a apresentação de um padrão de rosto sólido, mas com uma face compartimentada em cores contrastantes, vermelho, a cor predominante, e preto, com alguns apontamentos de base em branco. Na testa o taijitu - o símbolo Yin e Yang, diagrama de um esquema cosmológico que representa a dualidade de tudo o que existe no Universo -, significa que é um mestre da magia taoista. A cor vermelha usada nas máscaras é sinónimo de inteligência, bravura, heroísmo, lealdade, caráter e prosperidade. A cor preta significa imparcialidade e integridade. Os olhos e as sobrancelhas são exagerados, apresentando duas grandes órbitas oculares, formando três reservas irregulares nas cores contrastantes. Este tipo de rosto apresenta todos os conceitos básicos da encenação facial da Ópera de Pequim.

Máscara em metal cloisonné, esmaltado e policromado, assente em base de madeira lacada a negro, oferecida pelo Presidente da Assembleia Nacional Popular da China, em 4 de maio de 2009, por ocasião da visita oficial do Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, à República Popular da China.

Jiang-Wei, máscara da Ópera Nacional da China
9,5 cm x 8 cm, metal cloisonné, esmaltado e policromado assente em base de madeira lacada a negro, n.º inv. MAR 4762.
Mais informações em: www.parlamento.pt
ISSN 2183-5349 | Copyright © 2014 Assembleia da República. Todos os direitos reservados.